Página Inicial > Notícias > Instituição canadense publica entrevista com professor do IFMA

Instituição canadense publica entrevista com professor do IFMA

Iniciativa da Universidade McGill busca divulgar experiências de egressos como forma de motivar o ingresso de novos estudantes
  • Augusto do Nascimento
  • publicado 10/11/2020 23h30
  • última modificação 10/11/2020 23h30

Uma das mais conceituadas instituições de ensino superior do Canadá, a McGill University publicou recentemente em sua página eletrônica uma entrevista (ver link no fim da matéria) com o professor do IFMA Samuel Filgueiras Rodrigues, do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Materiais (PPGEM), oferecido pelo Campus Monte Castelo (São Luís). No próximo ano, a universidade pública canadense completa 200 anos de fundação.

Segundo o professor, a iniciativa da instituição, onde ele fez o curso de doutorado, é buscar os ex-alunos de seus cursos, e identificar onde estão atuando e os avanços ocorridos em suas vidas acadêmicas. Ao relatar essas trajetórias dos egressos no formato envolvente de entrevistas, a intenção é motivar a adesão de novos estudantes oriundos de diferentes países, motivados pelo sucesso de quem já passou pela Universidade McGill. Samuel Filgueiras explicou que é comum a instituição também convidar os egressos para darem palestras aos alunos iniciantes na casa.

A entrevista com o pesquisador maranhense foi publicada pelo TRaCE McGill (Track, Report, Connect, Exchange, na sigla em inglês), serviço baseado no programa de pós-graduação da McGill University com a finalidade de produzir um quadro estatístico detalhado dos resultados alcançados nas carreiras dos estudantes que passaram pelo programa. Integrando dados estatísticos, conhecimento narrativo e a formação de comunidade, a TRaCE McGill lida com o monitoramento, relato, conexão e intercâmbio mantidos entre a instituição e seus alunos egressos.

“Há possibilidades e os caminhos estão abertos. Basta focar, ter força de vontade, querer ir mais longe e procurar cada vez mais o conhecimento”, disse Samuel Filgueiras, destacando os alunos e a comunidade do IFMA como potenciais postulantes às vagas e futuros alunos ingressantes, assim como ele próprio já o foi. Na entrevista à Universidade McGill, o docente do Instituto relata as experiências da família durante a estadia no Canadá, como as dificuldades de adaptação ao clima e ao diferente modo de vida dos habitantes do país.

Com o orientador John J. Jonas, em frente ao Departamento de Engenharia de Materiais da McGill University

Ao avaliar o percurso acadêmico, Samuel Filgueiras destaca a participação do IFMA em sua formação, desde que foi aluno de curso técnico de nível médio em Materiais (*), para onde regressou no programa de mestrado (a graduação foi na Universidade Federal do Maranhão – UFMA). Já como servidor do Instituto (onde ensina do nível médio à pós-graduação), o docente participou do programa de doutorado da Universidade McGill, e considera já vir colhendo os frutos, com a adesão de novos alunos do programa de mestrado em Engenharia de Materiais (Campus Monte Castelo) para sua área de pesquisa.

Segundo ele, o campo em que atua envolve as novas ligas de aço da alta resistência para aplicação nas indústrias de transporte de óleo e gás, e de aços inoxidáveis austeníticos de próteses ortopédicas. Outro tema de estudo é a manufatura aditiva, que consiste em uma nova técnica de fabricação, além do desenvolvimento de outras ligas não-ferrosas, como as ligas de titânio e zinco.

Encontro

Atualmente, Samuel Filgueiras coordena a segunda edição do Encontro Internacional de Ciências e Engenharia de Materiais do Maranhão, evento financiado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e planejado para 2021. Os organizadores consideram realizar programação presencial do Encontro, de acordo com a evolução de medidas sanitárias de prevenção e combate à pandemia da COVID-19. A primeira edição do evento ocorreu no ano passado.

(*) Matriculado no então Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), que anos depois daria origem ao IFMA.

Acesse a entrevista completa (em inglês) com o Prof. Samuel Filgueiras.