Página Inicial > Notícias > Divulgado o edital das eleições para a Comissão Permanente de Pessoal Docente

Divulgado o edital das eleições para a Comissão Permanente de Pessoal Docente

Inscrições para as Comissões Locais da CPPD serão realizadas no período de 16 a 20 de novembro.
  • publicado 12/11/2020 12h46
  • última modificação 12/11/2020 12h46

Na quarta-feira (11), o Instituto Federal do Maranhão divulgou o Edital nº 01/2020 da CPPD/IFMA, que convoca todos os docentes para participarem do processo eleitoral de escolha da Comissão Permanente de Pessoal Docente – CPPD. A formação das Comissões Eleitorais – Central e Locais – deve obedecer às normas estabelecidas no edital. Os docentes interessados em participar do pleito como candidatos a membro das Comissões Locais da CPPD deverão inscrever-se pelo SUAP no período de 16 a 20 de novembro.

Em cada campus, será constituída uma Comissão Eleitoral Local, que atuará em conjunto com a Comissão Eleitoral Central, na organização e realização das eleições dos membros das Comissões locais da CPPD. A Comissão Eleitoral Central será constituída por 3 membros da CPPD Central, incluindo seu presidente, desde que estes não estejam se candidatando às comissões locais de seu campus de origem. Já as Comissões Eleitorais Locais serão constituídas por 3 membros das CPPDs locais incluindo seu presidente, desde que estes também não estejam se candidatando.

O período de campanha eleitoral vai de 27 de novembro a 04 de dezembro. O processo de votação para escolha dos membros da Comissão Local da CPPD será realizado no dia 07 de dezembro, também por meio do SUAP. Cada eleitor poderá votar em até 3 (três) candidatos. O resultado deve ser divulgado no dia 10 de dezembro. No período de 15 a 18 de dezembro, serão organizadas as comissões locais e haverá a indicação de representantes para a Assembleia Geral Virtual, que será realizada em 21 de dezembro e escolherá a Comissão Central da CPPD.

Edital do Processo Eleitoral da CPPD

Calendário eleitoral

– Publicação de Edital: 11 de novembro

– Inscrição de candidaturas para as Comissões Locais: 16 a 20 de novembro

– Publicação de lista de candidatos inscritos por campus: 23 de novembro

– Prazo para impugnação de candidaturas: 24 a 25 de novembro

– Publicação de lista homologada de candidatos: 26 de novembro

– Período de Campanha Eleitoral: 27 de novembro a 04 de dezembro

– Eleição das Comissões Locais da CPPD: 07 de dezembro

– Publicação do resultado das eleições: 10 de dezembro

– Prazo para impugnações e recursos contra resultado: 11 de dezembro

– Resultado final homologado: 14 de dezembro

– Período para organização das comissões locais e indicação de representante para a assembleia: 15 a 18 de dezembro

– Realização da Assembleia Geral Virtual para eleição da Comissão Central da CPPD: 21 de dezembro

Saiba mais

A Comissão Permanente de Pessoal Docente – CPPD é um órgão de natureza consultiva que tem a finalidade de prestar assessoramento ao colegiado competente ou Dirigente Máximo das IFs na formulação e acompanhamento da execução da política de pessoal docente. Cabe à CPPD apreciar assuntos concernentes a alteração de regime de trabalho dos docentes, avaliação de seu desempenho com vistas a progressão e promoção funcional, processos de aceleração da promoção e solicitações de afastamento para pós-graduação lato sensu, mestrado e doutorado.

No IFMA, a CPPD é regulamentada pela Resolução Consup nº 87/2016. De acordo com o documento, o órgão é estruturado da seguinte forma: 1) Comissão Central, composta por, no mínimo, três docentes eleitos entre os membros das Comissões Locais, sendo um deles o presidente; 2) Comissões Locais, de assessoramento à Comissão Central, que serão compostas por três membros, sendo um deles o presidente.

Assunto(s): CPPD , eleições