Página Inicial > Notícias > Alunos conectados: IFMA prorroga cadastramento para distribuição de chips

Alunos conectados: IFMA prorroga cadastramento para distribuição de chips

O novo prazo para cadastramento on line, via sistema Suap, encerra-se na quarta-feira, dia 18/11
  • publicado 13/11/2020 09h25
  • última modificação 13/11/2020 10h15

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) prorrogou o prazo  para o segundo cadastramento de alunos no projeto Alunos Conectados, da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP/MEC. O objetivo é distribuir chips com pacote de dados mensal de 20 GB para que os estudantes que necessitam de acesso à internet possam acompanhar as atividades acadêmicas não presenciais devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid- 19). As inscrições que terminariam nesta sexta-feira, 13/11, foram prorrogadas e podem ser feitas, até  o dia 18 de novembro, por meio do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP).

Poderão se cadastrar estudantes matriculados(as) e frequentes em cursos presenciais e semipresenciais da educação técnica de nível médio e de graduação. É necessário atender, no mínimo, a um dos seguintes critérios: a) ser participante, no ano de 2020, de um dos Programas de Assistência Primária do IFMA (Auxílios Transporte, Alimentação, Moradia, Emergencial, Inclusão digital ou Bolsa de Estudos, Bolsa PROEJA); b) ter ingressado no IFMA pelo sistema de cotas com renda per capita de até um salário mínimo e meio (R$ 1.567,50); c) ser inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico); ou d) possuir renda per capita de até um salário mínimo e meio.

Para se cadastrar, o estudante deverá fazer o login no SUAP com seu usuário e senha e, em seguida, atualizar as informações da caracterização socioeconômica e se inscrever no Edital Alunos Conectados. Os estudantes serão classificados conforme sua faixa de renda per capita familiar, sendo: 1) até meio salário mínimo (R$ 522,50); 2) até um salário mínimo (R$ 1.045,00); e 3) até um salário mínimo e meio (1.567,50). Receberão os chips  prioritariamente  os estudantes com renda até meio salário mínimo. Os demais ficarão no cadastro e serão convocados conforme a disponibilização de chips pelo MEC/RNP.  A lista de estudantes com cadastro deferido será publicada nas mídias oficiais do IFMA e no mural dos campi no dia 18 de novembro.

Para tirar dúvidas e obter mais informações, os interessados poderão entrar em contato com a Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE/IFMA) pelo número (98) 98421-1007 ou pelo e-mail [email protected].

Tutorial

A Diretoria de Asssuntos Estudantis da Pró-Reitoria de Ensino (DAE/PROEN) preparou um tutorial para orientar os estudantes quanto ao preenchimento do formulário de inscrições. Ele está disponível aqui.

Saiba mais

No dia 17 de março, o Comitê de Crise para o Enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19) do Instituto Federal do Maranhão suspendeu as aulas presenciais em todos os campi do Instituto como medida preventiva à disseminação da pandemia de Covid-19, conforme estabeleceu a Portaria nº 1.202, de 18 de março de 2020.

No mês de junho, o IFMA aprovou as diretrizes para a realização de atividades pedagógicas não presenciais em cursos presenciais de nível médio, graduação e pós-graduação (Portaria nº 2.618, de 12 de junho de 2020). Para garantir a inclusão dos estudantes com dificuldades de acesso à internet, a Reitoria do Instituto descentralizou para os campi o valor de R$ 2,2 milhões (dois milhões e duzentos mil reais), garantindo que mais de 7 mil alunos possam se conectar e acompanhar as atividades durante o período de distanciamento social.

Assunto(s): CONECTADOS , Covid , internet , Pandemia