Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Combate à COVID-19: IFMA Campus Pedreiras conclui projeto de extensão
Início do conteúdo da página Notícias

Combate à COVID-19: IFMA Campus Pedreiras conclui projeto de extensão

Ação envolveu o Poder Judiciário estadual e federal, o Campus Mangabeiras, secretarias municipais, Secretaria Estadual de Segurança Pública, o Exército e outras instituições da região  
  • Assessoria de Comunicação com informações do campus
  • publicado 13/11/2020 18h54
  • última modificação 13/11/2020 19h11

Imprimir

Entrega de protetores faciais à Secretaria de Educação de Pedreiras

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Pedreiras concluiu o projeto de extensão intitulado: “Fabricação de Protetores Faciais com auxílio de impressora 3D para os profissionais do Médio Mearim atuantes no combate à COVID-19”. A ação contou com financiamento por meio do edital aditivo 2020 da PROEXT-Reitoria, além de apoio da gestão e servidores locais.

 

O projeto teve como finalidade a produção e entrega de protetores faciais de forma gratuita para os profissionais de saúde e de outros órgãos que atuam no atendimento ao público nos municípios da região do Médio Mearim. Ele foi concebido como forma de prevenir o contágio pela COVID-19 entre esses profissionais.

Entrega de protetores ao Departamento de Trânsito do município de Trizidela do Vale

Ao final foram confeccionados 500 (quinhentos) protetores faciais. A ação contou com a contribuição fundamental do técnico de laboratório/área Mecânica do campus Victor Hugo Barbosa Santos, que é graduado em Engenharia Mecânica Industrial. Os protetores faciais foram entregues, gratuitamente, na região, às secretarias de Saúde, Educação e Transporte, Polícia Civil, Tiro de Guerra e do Poder Judiciário Estadual (1ª Vara de Pedreiras).

 

Para Victor Hugo, que coordenou o projeto, os resultados superaram as todas as expectativas. “Muitas dificuldades foram aparecendo, tornando tudo muito mais desafiador, por conta da pandemia”, avaliou. De acordo com Victor, o preço dos materiais aumentou e o período de entrega era sempre realizada com atrasos. “Mesmo assim, a vontade de ajudar o próximo superou tudo isso e muitas pessoas viram a contribuição institucional e social do IFMA para o bem de todos”, prosseguiu.

 

Parcerias

A equipe envolvida no projeto utilizou uma impressora 3D FlashForge Finder, adquirida anteriormente por meio de outro edital de pesquisa. Também foi firmada uma parceria interinstitucional do campus com Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão, que efetuou uma doação de uma nova impressora 3D, modelo GTMAX 3D Core A1V2, potencializando a produção dos EPI’s.

 

O Juiz de Direito Marco Adriano Fonsêca possibilitou a articulação com o Tribunal Regional do Trabalho, divulgou a ação nas redes sociais institucionais e amplificou o alcance do projeto extensionista.

 

O IFMA Campus São Raimundo das Mangabeiras também foi parceiro institucional, tendo recebido 30 protetores faciais que foram repassados à Secretaria Municipal de Saúde.

 

“Outro ponto de destaque desse trabalho foi apresentar, à sociedade, o potencial da impressão 3D”, acrescentou. “Os protetores faciais são uma pequena parcela do que essa tecnologia já desenvolve pelo mundo e que está crescendo, por conta da pandemia”, concluiu Victor Hugo Barbosa Santos.

 

 

“O IFMA Campus Pedreiras segue com o compromisso institucional de desenvolver ações com qualidade para o ensino, pesquisa e extensão sem deixar de cumprir com seu papel social e ambiental com respeito e engajamento junto à comunidade geral”, ressaltou o diretor geral do campus, José Cardoso, ao efetuar a entrega protetores ao município de Lima Campos.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página