Página Inicial > Notícias > Cientista Social do IFMA concorre a homenagem da Fapema em evento on-line nesta sexta

A escolha do homenageado será por votação on line aberta para toda a sociedade
  • Cláudio Moraes
  • publicado 30/11/2020 22h14
  • última modificação 30/11/2020 22h36

FAPEMA abre votação para escolha de pesquisadores que serão homenageados em 2020

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) divulgou a relação dos pesquisadores  indicados a receber uma Homenagaem Especial, em cerimônia que vai ocorrer de forma on-line, na sexta-feira (04//12), com transmissão ao vivo pelo Canal do YouTube Fapema Oficial.

O propósito do evento é  incentivar e reconhecer os trabalhos de pesquisadores maranhenses realizados em diferentes áreas. Vinte e quatro pesquisadores foram indicados para receber a homenagem e serão escolhidos por meio de votação aberta no site da FAPEMA.

Pesquisadores-vencedores do Prêmio Fapema nas edições de 2005 a 2019 foram indicados a três categorias – Jovem Pesquisador, Pesquisador Sênior e Mais Premiados – em reconhecimento a relevância de sua contribuição para o desenvolvimento científico do Maranhão.

Os três primeiros mais votados (em cada categoria) pelo público receberão a Homenagem Especial da  Fapema.

Representante do IFMA

A doutora e mestre em Ciências Sociais Juciana de Oliveira Sampaio, professora de Sociologia do IFMA Campus São Luís Monte Castelo, concorre à homenagem na categoria Jovem Pesquisador. Ela foi vencedora do Prêmio FAPEMA 2016 Maria Aragão, com a melhor tese de doutorado “Do glamour à política: Janaína Dutra em meandros heteronormativos”.
Ela atua, hoje, nos seguintes projetos apoiados pela Fapema:
– Ciência e Gênero: (In)visibilidade feminina na área da Física em São Luís (MA)
– BIBLIOTECA ITINERANTE: Inclusão social através dos livros, da leitura e da literatura

Também já desenvolveu a pesquisa,  apoiada pela Fundação, “Implantação de Serviço de Apoio Pedagógico no IFMA Campus Caxias: atendimentos individuais e atividades preventivas”

Para visualizar o seu  currículo lattes, clique no link.
Homenagens em substituição ao Prêmio Fapema

Há 15 anos, o Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão, vem realizando, sempre no mês de dezembro, o Prêmio FAPEMA. A noite da premiação, considerada o Oscar da Ciência Maranhense, reúne professores, pesquisadores, reitores, pró-reitores e representantes da sociedade em uma grande festa. Neste ano, em razão da pandemia da Covid-19, a 16º edição do Prêmio não acontecerá, mas a Fundação está organizando esse evento especial.

Na categoria Jovem Pesquisador, para a qual foi indicada Juciana de Oliveira Sampaio, oito vencedores do Prêmio Fapema, dos últimos 15 anos, que hoje atuam como  professores-doutores de instituições de ensino públicas na área da pesquisa foram indicados para concorrer à homenagem.

Para o  diretor-presidente da FAPEMA, e professor do IFMA, André Santos, a solenidade deste ano é uma forma da instituição manter a homenagem aos pesquisadores em um ano em que todos precisaram buscar novas alternativas para se manterem unidos. “Vivemos um ano que tivemos que nos reinventar e em que não podemos nos reunir de forma presencial, mas nem por isso deixaremos de homenagear os pesquisadores maranhenses.”, afirmou.

Assunto(s): Fapema , homenagem , Jovem Cientista