Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Ensino Remoto em debate: professores do IFMA e IFPA lançam obra coletiva
Início do conteúdo da página Notícias

Ensino Remoto em debate: professores do IFMA e IFPA lançam obra coletiva

  • Assessoria de Comunicação com informações do campus
  • publicado 09/12/2020 17h50
  • última modificação 09/12/2020 20h20

Imprimir

“Ensino remoto em debate”. Esse é o título do e-book lançado pela RFB Editora e organizado pelo professor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Santa Inês, Francisco Paiva Júnior .

 

O livro aborda, em nove artigos, o Ensino Remoto – modalidade de ensino adotada como alternativa em razão da suspensão das aulas presenciais por conta do Covid-19.

 

O objetivo principal da obra é contribuir com a reflexão acerca do tema. Oito pesquisadores do IFMA, oito professores do IFPA e uma docente vinculada à Secretaria de Estado da Educação do Maranhão debatem sobre alguns dos aspectos do Ensino Remoto. “Buscamos discutir o Ensino Remoto a partir de diversificadas perspectivas e reflexões de professores pesquisadores que estão vivenciando essa realidade”, afirmou o organizador.

 

A obra fortalece a concepção de diferenciação do Ensino Remoto em relação ao Ensino a Distância e aponta possibilidades e limitações sob diferentes perspectivas.  “Os aspectos abordados no e-book são de grande relevância e também necessários na busca pela ampliação de conhecimentos e de formulações teóricas próprias a esse campo, capazes de embasar e sedimentar os caminhos dessa nova modalidade de docência, a fim de que esta tome os seus próprios rumos no campo educacional”, concluiu o organizador.

 

Acesse o ebook neste link

 

Confira os títulos dos artigos:

– As pesquisas recentes sobre o ensino remoto

– Perspectivas para o retorno das aulas presenciais

– Normas aplicáveis ao ensino remoto: uma análise das porta­rias nº 343 e 345 do Ministério da Educação à luz do direito bra­sileiro

– O ensino remoto e educação a distância: teorias e práticas pe­dagógicas durante a pandêmica da COVID-19

– Desafios e experiências na educação profissional: caminhos possíveis para o ensino remoto no contexto pandêmico

– Por entre a realidade e as possibilidades narradas por pro­fessores em formação: em tela, o ensino remoto em tempos de pandemia

– O professor no ensino remoto e suas novas atribuições

– O ensino remoto na perspectiva do aluno

– Ferramentas para o ensino remoto

 

Sobre os autores

Alcione Lino de Araújo

Professora do IFMA Campus Santa Inês, é Graduada em Bacharelado em Admi­nistração (UEPB), com Doutorado e Mestrado em Engenharia da Produção (UTFPR), Especialização em Recursos Humanos (UEPB) e em Administração Hospitalar (Centro Universitário São Camilo).

Plínio Gonçalves Fahd

Professor Substituto do IFMA Campus Santa Inês, é Graduado Ciências Contá­beis (CEUMA) e em Direito (CEUMA), com Especialização em Contabilidade Interna­cional (ESAB) e MBA Executivo Empresarial em Gestão Pública e Responsabilidade Fiscal (ESAB).

Marlon Pereira Farias

Professor do IFMA Campus Santa Inês, é Graduado em Sistemas de Informação (CEUMA), com Mestrado em Engenharia de Computação e Sistemas (UEMA) e Espe­cialização em Engenharia de Software (UNIEURO).

Fabricio Juliano Fernandes

Professor do IFPA Campus Santarém, é Graduado em Filosofia (UNIFAI), com Mestrado em Filosofia (Pontificia Università San Tommaso d’Aquino-ITA) e Especiali­zação em Docência do Ensino Superior (FIVE).

Emanuelle Santiago Monteiro Leite

Professora da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (Seduc-MA), é Graduada em Pedagogia (UEMA), com Mestrado em Gestão de Ensino da Educação Básica (UFMA) e Especialização em Gestão Educacional (FMS) e em Língua de Sinais Brasileira (FIJ).

Francisco Rokes Sousa Leite

Professor do IFMA Campus Santa Inês, é Graduado em Pedagogia (UFMA) e , Filosofia (UEMA), com Mestrado em Educação (UFMA) e Especialização em Educação Especial Inclusiva (FIJ).

Emanuel Cleyton Macêdo Lemos

Professor do IFMA Campus Santa Inês, é Graduado em Engenharia da Compu­tação (UEMA), com Mestrado em Ciência da Computação (UFMA).

Vanessa Pires Santos Maduro

Professora do IFPA Campus Santarém, é Graduada Matemática (UFPA) e em Fi­sioterapia (UEPA), com Mestrado em Matemática (UFOPA) e Especialização em Edu­cação Matemática (UFPA).

Luana Celina Lemos de Moraes

Professora do IFMA Campus Santa Inês, é Graduada em Direito (CEUMA), com Mestrado em Direito e Instituições do Sistema de Justiça (UFMA) e Especialização em Direito Constitucional (CEUMA).

Gerson Lobato Rabelo Filho

Professor do IFMA Campus Santa Inês, é Graduado em Engenharia de Eletrici­dade em Ciência da Computação (UFMA), com Mestrado em Engenharia de Eletrici­dade (UFMA).

Francisco Pessoa de Paiva Júnior

Professor do IFMA Campus Santa Inês, é Graduado em Matemática (UESPI), com Mestrado em Matemática Aplicada (UNICAMP) e Especialização em Ensino de Matemática (ISEPRO). Atualmente cursa o Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC/UFPA).

Sebastião Rodrigues-Moura

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Licenciado em Ciências Naturais – Física (UEPA), especialista em Docência Universi­tária com ênfase em Educação (UEPA) e mestre em Docência em Educação em Ciên­cias e Matemáticas (UFPA). Atualmente cursa o Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC/UFPA/UFMT).

Rudinei Alves dos Santos

Professor do IFPA Campus Santarém, é Graduado em Matemática (UFPA), com Mestrado em Matemática (UFOPA) e Especialização em Fundamentos da Matemática Elementar (UFPA) e em Fundamentos da Matemática Elementar (FACINTER). Atualmente mente cursa o Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC/UFPA).

Verônica Solimar Santos

Professora do IFPA Campus Santarém, é Graduada Matemática (UNESPA), com Mestrado em Processos construtivos e saneamento urbano (UFPA) e Especialização em Educação Matemática (UEPA). Atualmente cursa o Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC/UFPA).

Adriana Oliveira dos Santos Siqueira

Pedagoga do IFPA Campus Santarém e Professora da Educação Básica na Rede Pública Municipal de Santarém, é Graduada em Pedagogia (UFPA), com Mestrado em Educação (UFOPA) e Especialização em Gestão e Políticas Ambientais (FIT/UNAMA) e em Gestão Escolar (UFOPA).

Luciano Gonçalves da Silva

Professor do IFPA Campus Santarém, é Graduado Matemática (UFPA), com Doutorado em Modelagem Computacional (UERJ) e Mestrado em Modelagem Com­putacional (UERJ).

Gilbson Santos Soares

Professor do IFPA Campus Santarém, é Graduado Ciências Biológicas (UFPA), com Mestrado em Genética e Biologia Molecular (UFPA) e Especialização em Genética e Biologia Molecular (IESPES).

registrado em:
Fim do conteúdo da página