Página Inicial > Notícias > Congresso de Educação Híbrida e Tecnologias Educacionais inicia nesta segunda-feira, 14

• publicado 14/12/2020 16h53
  • última modificação 14/12/2020 16h53

O 1º Congresso Nordestino de Educação Híbrida e Tecnologias Educacionais terá início nesta segunda-feira, 14.12, a partir das 19h. O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) é instituição co-organizadora do evento, que tem como anfitriã o Instituto Federal do Sertão Pernambucando (IF Sertão Pernambucano). Realizado de forma totalmente remota, o congresso tem como foco estudantes, professores e pesquisadores interessados na educação à distância e suas diversas modalidades. Além do IFMA e do IF Sertão PE o evento conta com o apoio dos Institutos Federais de Alagoas (IFAL), Pernambuco (IFPE), Rio Grande do Norte (IFRN), Paraíba (IFPB), Bahia (IFBA), Baiano (IF Baiano), Ceará (IFCE), Sergipe (IFS) e Piauí (IFPI). A solenidade de abertura será transmitida pelo Canal do IF Sertão No Youtube.  A palestra de abertura abordará a Educação Híbrica como alternativa ao futuro e será proferida pelo professor Airton Araújo Júnior, do IFRN.

Confira no link abaixo a solenidade de abertura nesta segunda, 14.12, a partir das 19h

Confira a programação do Evento

Com programação até o dia 16 de dezembro, o evento se divide em três eixos: Metodologias Ativas e Ensino Híbrido; Tecnologia, política, sociedade e cultura e, por fim, Práticas pedagógicas no Ensino Remoto emergencial. Estão sendo organizadas Mesas-Redondas, Palestras, Oficinas, Exposição, Workshops, Grupos de Discussão e outras dinâmicas adaptadas para o formato virtual.

Programação conta com servidores do IFMA

Carolina Nunes e Christiane Lima

No dia 15 de dezembro, das 16h30 às 18h30, as professoras do Instituto Federal do Maranhão,  Carolina Nunes e Christiane Lima, ministram o minicurso “Recursos Educacionais Abertos”, enfatizando a importância dessas ferramentas no acesso ao conhecimento de forma livre e democrática. No mesmo dia e horário, o professor do Centro de Ensino Técnico e Profissionalizante do Maranhão, Veríssimo Barros dos Santos Júnior, será o facilitador do minicurso “Modelo de Negócios CANVAS: ferramenta prática para a educação empreendedora”, com o objetivo de descrever a utilização da plataforma e suas funcionalidades como proposta metodológica para o ensino de empreendedorismo.

Simone Santos e Fernando Chagas

Já no último dia do evento, 16 de dezembro, das 14h00 às 16h00, a professora Simone Santos mediará a palestra sobre Práticas Pedagógicas no Ensino Remoto Presencial, que será proferida pelo professor Luis Otoni do (IF Sul-Rio-Grandense). No mesmo dia, das 16h30 às 18h30, novamente a professora Simone Santos, de forma conjunta com Fernando Chagas, também docente do IFMA, ministram o minicurso “Utilização do Google Formulários em abordagens práticas no contexto educacional”. A proposta é mediar reflexões sobre a utilização do Google Formulários como ferramenta para abordagens práticas no contexto educacional, de forma a contribuir no processo de ensino e aprendizagem.