Página Inicial > Notícias > Roberto Brandão recebe os títulos de cidadão Timonense e Pedreirense

Roberto Brandão recebe os títulos de cidadão Timonense e Pedreirense

Homenagens ocorrem em reconhecimento aos serviços prestados para o desenvolvimento da educação profissional e tecnológica pública.
  • publicado 19/12/2020 13h11
  • última modificação 19/12/2020 13h12

Roberto Brandão recebe os títulos de cidadão de Timonense (imagem à esquerda) e Pedreirense (imagem à direita)

O Diretor Executivo do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), professor Roberto Brandão recebeu, nesta semana, os títulos de Cidadão Timonense e Pedreirense, em reconhecimento e homenagem aos serviços prestados para o desenvolvimento da educação profissional e tecnológica.  As solenidades foram realizadas nas sedes do poder legislativo de Timon, na segunda-feira, 14, e em Pedreiras, na sexta-feira, 18, onde também foi agraciado com a comenda Corrêa Araújo.

Em Timon, a autoria do projeto foi da vereadora Claudia Regina (PV). Já em Pedreiras a proposição da concessão da homenagem foi do presidente da Câmara, vereador Bruno Curvina (PDT).  À frente do IFMA, como Reitor da instituição, no período de 2012 a 2020, Roberto Brandão atuou na ampliação das unidades e na oferta de vagas em cursos que vão da qualificação profissional à pós-graduação.

“Hoje, entregamos o título de cidadão e também a comenda Corrêa Araújo, que é nossa maior honraria, ao professor Francisco Roberto. É uma justa e merecida homenagem desta casa de leis e do povo de Pedreiras, que reconhece o trabalho deste defensor da educação e que sempre somou ações para o desenvolvimento e ampliação de oportunidades aos nossos jovens”, destacou o vereador Bruno Curvina.

Presente, o Diretor-geral do Campus Pedreiras, professor José Cardoso, cita que o apoio na gestão do professor Roberto Brandão lhe qualificou à homenagem. “O título de cidadão concedido ao professor Roberto Brandão representa todo o reconhecimento da sociedade Pedreirense pela criação e apoio ao desenvolvimento do IFMA Campus Pedreiras, bem como o compromisso social e a qualidade da oferta dos cursos da nossa instituição. Se em pouco desenvolvemos várias ações e isso se reflete na valorização da comunidade aos serviços prestados pelo IFMA, isso ocorre em razão da atuação do professor Roberto”, disse.

“O recebimento desses títulos demonstra não uma premiação individual, mas a relevância da atuação do Instituto Federal do Maranhão para o desenvolvimento e melhoria dos indicadores sociais. A educação tem essa capacidade, de promover melhorias, gerar sonhos e oportunidades onde chega. Nossos servidores têm papel de destaque ao promoverem uma formação qualificada, cidadã e comprometida com a sustentabilidade para tantos jovens e trabalhadores em nosso estado”, comenta o Diretor Executivo do IFMA, Roberto Brandão.

Trajetória

Francisco Roberto Brandão Ferreira nasceu em Parnaíba (PI), mas foi registrado em Tutoia (MA), onde residia sua família. É professor do IFMA há 30 anos e foi eleito como Reitor do IFMA para dois mandatos, de 2012 a 2016 e de 2016 a 2020.

A carreira de professor de Roberto Brandão foi iniciada na Universidade Estadual do Maranhão (Uema), em 1988. Formado em Geografia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), ele é doutor em Geoprocessamento pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho de Rio Claro – SP (Unesp) e mestre em Análise da Informação Espacial (Unesp).  Possui artigos publicados em Anais de Congressos e em revistas especializadas da área com conceito “A” da Capes.

No campo político, participou do movimento secundarista estudantil na luta pela meia-passagem em São Luís (MA) e foi presidente do Diretório Acadêmico do curso de Geografia da UFMA.

No IFMA,  exerceu a função de pró-reitor de Planejamento e Administração entre 2008/2012. Antes, foi coordenador de Planejamento do CEFET Maranhão (2004/2008) e chefe do Núcleo de Planejamento e Desenvolvimento do CEFET (98/99). A sua experiência gerencial iniciou-se na então Unidade Descentralizada do CEFET em Imperatriz como chefe do Departamento de Administração (94/95) e diretor de Administração (95/97).

Em 2017, Roberto Brandão exerceu a presidência do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), entidade que congrega 41 instituições de ensino em todos os estados, abrangendo mais de 600 campi da Rede Federal. Antes de tornar-se presidente, foi diretor financeiro do Conif em 2016 e coordenador nacional do Fórum de pró-reitores de Planejamento e Administração (Forplan/Conif) entre 2008/2012.