Página Inicial > Emendas Parlamentares > Mais dois campi do IFMA são contemplados pelo Programa Academia e Futebol

Mais dois campi do IFMA são contemplados pelo Programa Academia e Futebol

Os Campis São José de Ribamar e São Luís-Monte Castelo foram contemplados pelo programa federal de criação de centros de ensino, pesquisa e extensão para a prática do esporte. Quatro outros campi do IFMA já haviam sido contemplados, em agosto.
  • publicado 21/12/2020 12h26
  • última modificação 17/03/2022 15h12

Os campi São José de Ribamar e São Luís-Monte Castelo, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), foram contemplados para receber financiamento do Programa Academia & Futebol, da Secretaria Nacional de Futebol e Direitos do Torcedor (SNFDT), vinculada ao Ministério da Cidadania. A parceria foi publicada no dia 16 de dezembro, no Diário Oficial da União. Quatro outros campi do IFMA – Bacabal, Barreirinhas, Coelho Neto e Rosário – já haviam sido contemplados, em agosto, pelo programa.

Com projetos aprovados para seis campi, o IFMA receberá da SNFDT R$ 733.723,63 para implantação de centros de desenvolvimento do programa federal, que vai desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão voltados para a prática do futebol. Os campi São José de Ribamar e São Luís-Monte Castelos receberão, respectivamente, R$ 169.125,21 e R$ 170.767,79 para a criação dos centros.

A professora de Educação Física Izolina Angela Borges Silva Lima, que desenvolveu a proposta do Campus São José de Ribamar, explica que o projeto prevê é compra de material permanente, entre outras ações. “É [um projeto] de grande relevância para a instituição, porque desenvolve a vertente da extensão e da pesquisa. Da extensão porque iremos atender a 150 adolescentes da região de Ribamar e também iremos desenvolver cursos de capacitação em quatro polos da Região Metropolitana: São Luís, Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar. Quanto à pesquisa, iremos trabalhar com a temática futebol e mulheres abordando a questão de gênero. Há a previsão de publicação de livros e artigos também”, informou. Já a proposta do Campus São Luís-Monte Castelo foi coordenada pelo professor Hélton Mota Ferreira e também vai desenvolver atividades de pesquisa e extensão ligadas à prática do futebol.

A chefe da Coordenadoria Artístico, Cultural , Desporto e Lazer do IFMA, Mayara Anunciação, destacou a importância da participação dos campi do IFMA no programa. “A viabilização da parceria estabelecida com a SNFDT para os campi está sendo fundamental para o desenvolvimento de nossas ações na área do desporto, pois fortalece a tríade ensino, pesquisa e extensão na área do desporto e colabora também no auxílio a prática esportiva de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social”, declarou.

Saiba mais

Desenvolvido por intermédio da SNDT, o Programa Academia & Futebol busca garantir o acesso a prática do futebol, futsal e beach soccer, a crianças e adolescentes e pessoas com deficiência, bem como apoia a produção e difusão da produção científica, com aporte de recursos para a realização de pesquisas, produção de artigos e livros, participação dos pesquisadores em congressos e a realização de cursos e eventos. São trabalhados três pilares: instalação de núcleos de vivência do futebol, futsal e beach soccer; criação de centros de pesquisa sobre futebol, futsal, beach soccer e direitos do torcedor; e realização de eventos e cursos na área de futebol, futsal, beach soccer e direitos do torcedor

O Programa funciona a partir da instalação de centros de desenvolvimento do futebol em Universidades e Institutos Federais. A iniciativa é custeada a partir de recursos próprios da secretaria, além de prever espaço para parcerias interministeriais e verbas de emendas parlamentares. O programa se destina a estudantes do ensino fundamental e médio; pesquisadores do campo do futebol; e profissionais interessados em atuar com futebol.