Página Inicial > Notícias > Apresentada nova gestão do CERTEC

Apresentada nova gestão do CERTEC

Reunião aconteceu no auditório da Reitoria na manhã do dia 07.
  • publicado 08/01/2021 22h36
  • última modificação 12/01/2021 15h54

Aconteceu na manhã do dia 07 de janeiro, no auditório da Reitoria do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) uma reunião que apresentou o planejamento das ações da nova gestão do Centro de Referência em Tecnologias, Educação a Distância e Programas Especiais (CERTEC) que se inicia neste início de ano. A reunião contou com participação reduzida de pessoas de forma presencial, como medida de prevenção à Covid-19, e foi transmitida aos servidores do CERTEC, com participação de forma remota. Estiveram presentes na mesa o reitor do IFMA, Carlos Cesar Teixeira, do novo diretor do CERTEC, Fernando Lima, dos pró-reitores de Ensino e Assuntos Estudantis, Maron Gomes e Extensão, de Extensão, Carlos Alexandre Amaral, de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação, Rogério Teles e do diretor de Orçamento e Finanças do IFMA, Juariedson Lobato.

O reitor do IFMA, Carlos César Teixeira destacou em sua fala a expansão do modelo descentralizado de produção de conteúdos digitais nos campi para que eles possam produzir esses conteúdos a distância, com o CERTEC fazendo o gerenciamento desses conteúdos. “Dei carta branca ao professor Fernando Lima para montar sua equipe de gestão.  São 85 servidores no CERETC que vamos com o projeto pedagógico estruturante. Avançamos nos programas de educação a distância e o desafio agora é trabalhar com as ofertas institucionalizadas”, disse. Ele afirmou ainda que “o projeto CERTEC é a garantia que podemos alcançar aqueles municípios mais distantes que ainda não estamos presentes. Temos os projetos da rádio e da TV IFMA para executar; e a  primeira etapa foi o recebimento desses servidores da EBC movimentados para o instituto, disse.

O diretor do CERTEC, Fernando Lima, afirmou em sua fala que “ao me convidar para a função, o professor Carlos Cesar me deu um desafio muito grande, que é aumentar e alavancar o numero de alunos no instituto, com todos os problemas de orçamento que temos enfrentado. Quando a gente trabalha a comunicação bidirecional no satélite, o aluno pode interagir com o professor e, nesse momento, não é mais a distância, é presencial mediado por tecnologia. Pretendemos incorporar aqui gastando o mínimo de orçamento e dando resultados promissores. Pretendemos capitanear recursos financeiros com as prefeituras pra operacionalizar as ações educativas. Criaremos, também, salas para produção de aulas a distância em cada campus”, destacou Fernando.

Clara Ramthum. servidora vinda da EBC, disse em sua fala que “sou de Brasília e pedi transferência para a EBC de São Luís há 6 anos. Agradeço em nome de todos os servidores vindos da EBC a postura de diálogo que o IFMA teve com a gente desde o início, se preocupando em nos conhecer um a um, nos reconhecendo como seres humanos e profissionais. Fico muito feliz em saber que o espaço da EBC vai ser usado para fortalecer a educação pública do Maranhão. Podem ter certeza que vamos nos dedicar totalmente ao IFMA pra poder retribuir esse acolhimento”, finalizou.

Confira a nova estrutura organizacional do CERTEC e as principais ações previstas.