Página Inicial > Notícias > CONSUP tem primeiras reuniões com novo reitor

CONSUP tem primeiras reuniões com novo reitor

Em sessões extraordinária e ordinária, colegiado deliberou sobre alteração do estatuto do IFMA e questões ligadas ao ensino médio e superior
  • publicado 13/01/2021 08h33
  • última modificação 04/02/2021 08h52

O Conselho Superior (CONSUP) do IFMA realizou as primeiras reuniões sob a presidência do reitor Carlos César Teixeira Ferreira, eleito para o cargo no ano passado. O encontro do órgão máximo da instituição ocorreu em 29 de dezembro, encerrando o calendário do exercício anterior, e envolveu duas sessões deliberativas.

Na primeira reunião extraordinária, os conselheiros homologaram a alteração do Estatuto do IFMA. Já a 58ª reunião ordinária homologou a alteração na estrutura organizacional da Reitoria, além de tratar da liberação de função para a coordenação do curso de Doutorado em Química, e de uma iniciativa do Campus Caxias: a Cooperativa Escola de Nível Médio e Superior Tecnológico em Gestão de Negócios.

Ao iniciar a reunião, o reitor e presidente do Conselho apresentou a servidora Teresa Cristina Sousa Monteiro, que em sua gestão passa a secretariar as pautas do colegiado, e empossou o médico veterinário Luiz Antônio Silva Figueiredo Filho, do Campus Caxias, como conselheiro suplente do segmento de técnicos administrativos. Carlos César Ferreira também destacou que seu antecessor no cargo, Francisco Roberto Brandão Ferreira, assume a função de conselheiro como ex-reitor da instituição, ao lado de Valéria Martins e José Costa, no entanto sem direito a voto nas deliberações do CONSUP.

Em seguida, o conselheiro presidente esclareceu que a primeira convocação extraordinária foi convocada porque alterações no estatuto do IFMA somente pode ocorrer em reunião exclusiva para tal finalidade. A alteração, neste caso, se deu pela Resolução ad referendum Nº 68/2020, e diz respeito à reestruturação da Pró-Reitoria de Ensino (PROEN), que passou a se chamar Pró-Reitoria de Ensino e Assuntos Estudantis (PRENAE) [https://proen.ifma.edu.br/], sob a gestão do professor Maron Stanley Silva Oliveira Gomes. Carlos César Ferreira destacou que a nova estrutura organizacional da pró-reitoria (Resolução ad referendum Nº 69/2020) conta com uma coordenadoria para lidar com o gerenciamento da rede de bibliotecas nos campi do Instituto.

Na 58ª reunião ordinária, o Conselho Superior aprovou a disponibilização de uma função comissionada de coordenação (FCC) de curso de doutorado stricto sensu em Química do Campus São Luís Monte Castelo, atualmente ocupada pelo professor Gilmar Silvério da Silva. Com inscrições abertas no período de 8 a 19 de fevereiro, o curso de pós-graduação resulta de uma associação entre o IFMA e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e prevê a oferta de quatro vagas nas seguintes áreas de concentração: Química Analítica, Físico-Química, Química Inorgânica e Química Orgânica, e respectivas linhas de pesquisa. O programa funcionará em regime integral, com dedicação de 40 horas semanais.

Ao apresentar o projeto de criação e implantação da cooperativa-escola em Gestão de Negócios do Campus Caxias, aprovada em resolução do CONSUP, o titular da Pró-reitoria de Extensão (PROEXT), Carlos Alexandre Amaral Araújo, explicou que o objetivo da iniciativa é o desenvolvimento e comercialização de produtos excedentes de origem vegetal e animal, com foco na formação dos alunos envolvidos e em benefícios à comunidade.