Página Inicial > Notícias > Reitor recebe prefeitos de três cidades para articular implantação de curso EaD

Reitor recebe prefeitos de três cidades para articular implantação de curso EaD

Estiveram na Reitoria os prefeitos dos municípios de Belágua, São Benedito do Rio Preto e Urbano Santos.
  • publicado 19/01/2021 17h43
  • última modificação 19/01/2021 17h47

O Instituto Federal do Maranhão recebeu na tarde da última quinta-feira (14) a visita dos prefeitos das cidades de Belágua, São Benedito do Rio Preto e Urbano Santos. O objetivo da visita foi articular a implantação de um curso a distância na cidade de São benedito do Rio Preto, abrangendo também alunos das duas cidades vizinhas. O curso colocado em pauta foi o de técnico em Agropecuária, já ofertado pelo Campus Maracanã em outros polos EaD.

Além do reitor, Carlos Cesar Teixeira, participaram da reunião o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Rogério Teles, a representante do setor de Programas e Projetos do Campus Maracanã, Jandira Pereira Souza, a coordenadora adjunta da UAB, Debora Macedo, a coordenadora geral da UAB, Taise Carvalho, o prefeito de São Benedito do Rio Preto, Wallas Rocha, o prefeito de Belágua, Herlon Costa, o prefeito de Urbano Santos, Clemilton Barros Araújo, a ex-prefeita de Urbano Santos, Iracema Vale lima, o secretário de comunicação de Urbano Santos, Herlon Costa Lima Junior e o secretário de educação de São Benedito do Rio Preto, Antônio José Viana.

O reitor do IFMA, Carlos Cesar Teixeira, destacou na conversa que “hoje temos 59 polos autorizados pelo CONSUP no Maranhão, e São Benedito é um deles. Isso facilita bastante a implantação de um curso na cidade, pois já não haveria essa etapa a superar. ´fundamental esse entrosamento entre IFMA e as prefeituras; para que o campus possa abrir o processo de autorização pra Urbano Santos também ser polo. Está é uma oferta institucionalizada do instituto, um recurso que não é federal”, disse  Carlos Cesar

O prefeito de São Benedito do Rio Preto, Wallas Rocha, argumentou que “não estamos conseguindo atingir aquele que mais precisa, o trabalhador rural. Esse curso é nosso sonho de consumo, sabemos que temos clientela, demanda”, disse. “Os problemas dos três municípios são parecidos, só temos a ganhar. Estamos contentes com o polo são Benedito”, completou o prefeito de Belágua, Herlon Costa.

O prefeito de Urbano Santos, Clemilton Barros Araújo, contou que “os nossos jovens tiram notas boas no Enem, mas os pais não tem condições de mantê-los em São Luís. Na campanha, falei que ia lutar pra levar um polo de cursos técnicos pra Urbano Santos, e estamos dando esse passo. O prefeito de São Benedito do Rio Preto, AWallas Rocha, completou: é a primeira vez dos três municípios juntos, com o propósito de caminhar juntos.. Antes, houve divisão política, mas, agora, estamos alinhados para desenvolver a região. O que depender de são Benedito, faremos isso. Sou filho de são Benedito, conheço a realidade do jovem, e quero que o jovem tenha oportunidade”, afirmou.

Assunto(s): IFMA , prefeitos , reunião