Página Inicial > Notícias > Reuniões definem andamento de construção da sede definitiva do Campus Centro Histórico

Processo de licitação da obra de construção já tem cronograma definido.
  • publicado 01/02/2021 16h52
  • última modificação 01/02/2021 16h53

Ocorreu na manhã desta sexta-feira (29), na Reitoria do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) reuniões entre o reitor do IFMA, Carlos Cesar Teixeira, a equipe da Pró-Reitoria de Administração (PROAD) do IFMA e a equipe de gestão do Campus Centro Histórico. O objetivo foi dar andamento ao processo de licitação da obra de construção da sede permanente do campus onde atualmente funciona a Extensão Itaqui-Bacanga, na Vila Embratel.

Nas reuniões, foram apresentadas as características do projeto de engenharia elaborado pela equipe do Departamento de Infraestrutura do IFMA e o cronograma dos trabalhos referentes ao processo de licitação da obra, conduzido pela equipe do Departamento de Licitação e Contratos da PROAD.  “Com base no projeto e no cronograma de atividades apresentados, foi constatado que o processo já se encontra bastante adiantado e que há boas perspectivas para o alcance dos objetivos este ano”, afirma o diretor de administração do IFMA, Berto de Tácio. Após todos os trâmites de atualização e readequação do orçamento, projeto básico e edital de licitação da obra, a previsão para abertura do processo licitatório é para o final de março. A previsão de encerramento do processo licitatório é para o segundo semestre de 2021.

Por parte do Campus Centro Histórico, participaram das reuniões a diretora geral do campus, Luciene Amorim Antonio e o chefe do Departamento de Ensino e membro da Comissão de Acompanhamento da Construção do Campus, Márcio Cesar de Castro Aragão. Pela PROAD, participaram a pró-reitora de Administração, Lucimeire Amorim Castro, o diretor de Administração, Berto de Tácio Pereira Gomes e o chefe do Departamento de Infraestrutura, Danilo Lima da Guia. “Estamos na fase de finalização da documentação para enviar para licitação, além de estarmos contatando as lideranças políticas para levantamento de emendas de bancada. A expectativa com a construção da sede definitiva é que possamos desenvolver com mais eficiência nossa missão, levando a qualidade educacional do IFMA para uma área muito carente de nossa cidade”, destacou a diretora do Campus centro Histórico, Luciene Amorim.

Estrutura física das futuras instalações

Está prevista a criação dos blocos biblioteca, com capacidade para 126 leitores sentados e 19 mil exemplares de livros, bloco pedagógico com 521 m², área de vivência de 441 m² com cantina integrada, dois blocos de sala de aula, com 5 salas cada, totalizando capacidade de 420 alunos por turno, além da integração estrutura já existente da Extensão Centro Histórico – Itaqui-Bacanga existente.