Página Inicial > Notícias > Reitor do IFMA participa de primeira reunião com Conif

Reitor do IFMA participa de primeira reunião com Conif

• Com informações da Assessoria de Comunicação do Conif
  • publicado 05/02/2021 08h52
  • última modificação 05/02/2021 21h52

O Reitor do Instituto Federal do Maranhão, professor Carlos Cesar Teixeira Ferreira, participou, na quarta-feira, 3, da primeira reunião na condição de integrante do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Ainda seguindo os protocolos de distanciamento social, esta foi a 25º reunião virtual do colegiado, sendo a primeira em 2021. O programa IF Empreendedor, as Portarias nº 1.038 e nº 1.096, além do orçamento para 2021 foram alguns dos temas abordados.

O encontro contou com a participação do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Wandemberg Venceslau Rosendo Dos Santos. A execução do orçamento da Rede Federal em 2020 foi um dos principais destaques de sua fala aos conselheiros. “Tivemos uma boa execução do orçamento destinado a Rede em 2020. Isso nos fortalece”, disse.

Os conselheiros aproveitaram a oportunidade para cobrarem do secretário um orçamento mais robusto para as instituições em 2021 e ressaltaram a importância de garantir mais recursos para a retomada das aulas. “É uma situação que nos preocupa e que, certamente, será pauta do Conselho neste ano”, destacou o presidente do Conif, Jadir José Pela.

A participação do secretário marcou ainda a apresentação do programa IF Empreendedor, cujo o objetivo é dar apoio à micro e pequenas empresas gestadas dentro da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O projeto teve início no Instituto Federal Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) e será ampliado para todas as instituições que compõe o Conif, com apoio do Ministério da Educação (MEC).

Para viabilizar o desenvolvimento do projeto, o Pleno do Conif se dispôs a pautar o Fórum de Pró-Reitores de Extensão para trabalhar (Forproext) para debater o assunto. “O programa vai ampliar o espaço de formação de jovens empreendedores dentro de nossas instituições. Para isso, vamos trabalhar em um edital para a seleção dos estudantes”, ressaltou Marcelo Bregagnoli, reitor do IFSULDEMINAS.

Para a execução do projeto, que deve ter duração de três meses, o ministério destinou R$ 7 milhões, que já está à disposição da Rede Federal. Ao todo, 1.750 estudantes serão envolvidos. “O programa vai identificar as necessidades das empresas e dar assessoria técnica para a remodelagem dos negócios”, comentou o gerente de projetos da Setec, Fábio Souza.

Novos conselheiros – Além do Reitor do IFMA,  a primeira reunião de 2021 marcou também o ingresso dos professores José Arnóbio de Araújo Filho (IFRN), José Wally Mendonça Menezes (IFCE), Nídia Heringer (IFFar) e Nilra Jane Figueira (IFRO) como conselheiros do Conif. Todo foram nomeados reitores de suas instituições recentemente.

Homenagem – Os servidores e estudantes da Rede Federal que tiveram suas vidas ceifadas em decorrência do novo Coronavírus, em especial ao professor e reitor do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Antônio Venâncio Castelo Branco, que faleceu no dia 11 de janeiro, foram homenageados logo no começo da reunião. Em sua fala inicial, o presidente do Conif pediu aos presentes que fizessem um minuto de silêncio em memória de todos os mortos.