Página Inicial > Notícias > Programa de Pós Graduação em Química cria nova linha de pesquisa

Programa de Pós Graduação em Química cria nova linha de pesquisa

Linha de pesquisa Biotecnologia em Plantas e Micro-organismos já está disponível para projetos no processo seletivo de 2021.
  • publicado 08/02/2021 18h30
  • última modificação 08/02/2021 18h30

O Programa de Pós Graduação em Química (PPGQ) do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) criou uma nova linha de pesquisa para o mestrado; Biotecnologia em Plantas e Micro-organismos. A recém criada linha de pesquisa visa fortalecer e consolidar o programa a partir de pesquisas nas áreas de Biologia, Química e Biotecnologia de Produtos Naturais. O processo seletivo 2021 do mestrado em Química já conta com  anova linha de pesquisa disponível.

A equipe de pesquisadores está iniciando atividades neste novo campo e conta com a colaboração do professor Antonio José Cantanhede Filho, coordenador do Programa, da professora Kiany S. Brandão Cavalcante e do professor Fernando Jose C. Carneiro, que já atuam em outra linha de pesquisa dentro do PPGQ. “O estado do Maranhão possui grande biodiversidade devido seus biomas (Amazônia, Cerrado, Caatinga), portanto, ter uma linha de pesquisa que vise o estudo desse potencial das plantas e micro-organismos como ferramenta de biotecnologia é indispensável para o desenvolvimento do estado”, pontua o professor Antonio Filho.

Vale ressaltar que o PPGQ doIFMA tem aprovada uma proposta de pesquisa no Programa Nacional de Desenvolvimento da Amazônia (PROCAD-AM da CAPES), chamada 2018 (Edital n° 21/Capes) com vigência até 2023. O PROCAD-AM, em parceria com o PPGQ-UFSCar e PPGQ-UFPA, está em andamento e conta com intercâmbios de alunos, tanto de Iniciação Científica do IFMA como do PPGQ-IFMA e pesquisadores, para as respectivas PPG´s.

Os doutores Lourivaldo da Silva Santos (UFPA) e Edson Rodrigues Filho (UFSCar), colaboradores da proposta, têm desenvolvido seus trabalhos e contam com forte infraestrutura e capacidade técnica para apoio à linha de pesquisa recém criada. A nova linha de pesquisa já está disponível na atual seleção do PPGQ (Mestrado), para o primeiro semestre de 2021.

O programa está com as inscrições abertas para seleção de mestrado e doutorado.

Sobre a necessidade da nova linha de pesquisa

Embora a área de produtos naturais no Brasil tenha um histórico repleto de sucessos em pesquisas científicas, a comunidade acadêmica tem feito esforços para a sua modernização e alinhamento em pesquisas com alto grau de excelência desenvolvidas em grandes centros. Assim, os tradicionais estudos fitoquímicos visando o isolamento e a identificação de substâncias bioativas, se expandem para englobar estudos de biossíntese desses constituintes, bem como a possível participação de micro-organismos endofíticos nesses processos e as suas habilidades para a produção ou conversão estrutural de moléculas importantes.