Página Inicial > Notícias > IFMA recebe gestores do município de Miranda do Norte

IFMA recebe gestores do município de Miranda do Norte

A reunião iniciou tratativas para implantar um polo do Instituto na cidade, com ofertas de cursos técnicos e capacitação
  • publicado 09/02/2021 17h41
  • última modificação 09/02/2021 17h41

Gestores do IFMA e comitiva da cidade de Miranda no Norte alinham ações para a viabilizar a implantação de polo presencial no município.

O reitor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Carlos Cesar Teixeira Ferreira, recebeu na Reitoria, na segunda-feira, 08 de fevereiro, a prefeita da cidade de Miranda do Norte, Angélica Bonfim, acompanhada pelo Deputado Federal Júnior Lourenço (PL), o Secretário Municipal de Ciência e Tecnologia, Reinaldo Cardoso e a Coordenadora de Projetos da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, Dauanne Lopes.

Também estavam presentes na reunião, o Diretor Executivo do IFMA, Roberto Brandão e o Pró-Reitor de Extensão do IFMA, Carlos Alexandre Amaral.

O município de Miranda do Norte (MA), localizado a aproximadamente 120 km da capital São Luís, tem forte potencial na área do comércio. A pauta principal da reunião foi a viabilização de cursos técnicos para comunidade, por meio de um polo presencial, além da oferta de cursos de pós-graduação para o corpo docente municipal.

Uma das preocupações da Prefeita Angélica Bonfim, desde o início do seu mandato, explicou o Secretário Municipal de Ciência e Tecnologia, Reginaldo Cardoso, é levar capacitação para os jovens da cidade. “Hoje estamos buscando parcerias e cursos de capacitação para levar para a população do município, especialmente para esse público”.

Para ele, a reunião foi positiva. “Saímos satisfeitos e esperamos que essa parceria entre Instituto Federal do Maranhão e o município de Miranda do Norte aconteça. Agora é preciso cuidar das questões burocráticas, da documentação, seguindo as orientações que obtivemos do reitor Carlos Cesar e do pró-reitor Carlos Alexandre, para que o polo seja instalado no município”.

O Pró-reitor de Extensão do IFMA, Carlos Alexandre Amaral, explicou que a reunião partiu de iniciativa da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia de Miranda do Norte. “De início, eles solicitaram a implantação de campus. Como sabemos, não é uma política do governo, nesse momento, investimento desse porte”.

Os gestores do IFMA sugeriram a implantação de um polo presencial, com oferta de cursos que podem ser capitaneados pelos campi que já existem no entorno da cidade (Itapecuru, Bacabal e Viana) ou mesmo por outras unidades que não estejam tão próximas, mas que tenham cursos que atendam os interesses locais.

“Além da oferta de cursos técnicos do polo a ser implantado, os gestores municipais podem participar de programas do governo como o Mediotec, a Universidade Aberta do Brasil (UAB). O IFMA vai prestar consultoria para que a prefeitura possa fazer seu cadastro diretamente nos portais governamentais e, assim, terem acesso a esses outros cursos futuramente”, destacou Carlos Alexandre.

Agora o Instituto Federal enviará aos gestores municipais uma lista geral com orientações para a implantação do polo. “Essa implantação ainda deverá passar pela a apreciação e aprovação do nosso Conselho Superior (CONSUP). Após essa etapa, os cursos que iniciarem este ano serão no sistema híbrido, por conta da pandemia”, concluiu o Pró-Reitor de Extensão do IFMA.