Página Inicial > Notícias > IFMA promove roda de diálogo sobre edição de vídeo

IFMA promove roda de diálogo sobre edição de vídeo

A atividade foi organizada pelo Centro de Referência Tecnológica, no âmbito do curso de Editor de Vídeo
  • Cláudio Moraes
  • publicado 17/02/2021 22h35
  • última modificação 17/02/2021 22h41

Compartilhando o mundo da edição de vídeo e do audiovisual. Esse foi o título da live promovida pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA), ao final da tarde do dia 17/02, quarta-feira, no canal do YouTube do Centro de Referência Tecnológica (CERTEC).

A live foi organizada pela coordenação do curso de Editor de Vídeo, ofertado pelo CERTEC desde setembro do ano passado, como atividade inaugural da disciplina Prática em Edição de Vídeo.

O evento contou com a mediação da professora Bruna Almeida e de profissionais da área. Jonas Sakamoto e Patrícia Adélia contaram um pouco de suas experiências, exibiram alguns trabalhos e responderam a questionamentos dos estudantes.

No currículo de Sakamoto consta o videoclipe “Batidão” da cantora drag Enme, em que trabalhou como editor.

Jonas Sakamato é jornalista, fotógrafo, vídeomaker, formado em direção de fotografia para cinema na Bucareste Ateliê de Cinema. É fundador do site SobreOTatame, um espaço que veicula conteúdos de cidadania, comportamento e cultura por meio de entrevistas, textos, coberturas e materiais audiovisuais. Produz vídeos para YouTube, compartilha dicas e ensinamentos de fotografia. Em seu currículo consta o videoclipe “Batidão” da cantora drag Enme, em que trabalhou como editor, e o videoclipe de “Chato” do rapper Marco Gabriel, no qual atuou como diretor de fotografia, roteirista, editor e finalizador.

Patrícia Adélia é graduada em Rádio e TV, fotógrafa, pesquisadora, produtora audiovisual e também atua no site SobreOTatame. Roteirista, diretora e editora do vídeoclipe “Sossego” do cantor maranhense Israel Costa.

O videoclipe “Chato” do rapper Marco Gabriel contou com Jonas Sakamoto como diretor de fotografia, roteirista e editor.

“A live tocou em temas relevantes como a valorização do profissional e as qualidades necessárias para ser um bom profissional”, avaliou a coordenadora do curso Luisyane Terrado.

Sakamoto afirmou que já filmou só com celular ou com drone. “Há a necessidade de entender primeiro a linguagem para depois definir os equipamentos”, assinalou. “É preciso filmar já pensando como vai ser a edição”, destacou. “O editor tem o poder de definir o ritmo da narrativa”, finalizou.

Patrícia ressaltou que há mercado para todos os profissionais. “Há uma demanda para redes sociais, vídeos de publicidade, institucionais, vídeoclipe e outros”, pontuou. Ela abordou, ainda, as questões de gênero, necessidade da valorização profissional e de melhor remuneração. “É um campo desafiador….”, revelou. Em sua avaliação, o conhecimento técnico, a criatividade e o planejamento devem andar juntos.

Patrícia Adélia exibiu vídeoclipe “O Sossego” do cantor maranhense Israel Costa

O estudante do curso, William Costa, do município de Codó, avaliou positivamente a atividade. “Gostei muito e considerei muito relevante os relatos de experiência dos convidados”, finalizou.

Wlilliam tem o desafio, juntamente com os demais inscritos no curso, de produzir um vídeo de um minuto até o dia 02 de março. “A nossa ideia é realizar o ‘Festival do Minuto’ com a exibição dos vídeos desenvolvidos pelos estudantes do curso”, destacou a professora do curso Bruna Almeida.

O curso contou com  disciplinas que abordaram a história da montagem, gramática audiovisual e  aprendizado de softwares de edição tanto para computador quanto para dispositivos móveis. “Nesta última disciplina, de Práticas em Edição de Vídeo, os nossos  convidados e grandes editores, Jonas Sakamoto e Patrícia Adélia, nos brindaram com um mergulho no mar da edição e nos encantaram com as possibilidades que existem para quem quer ingressar nesse ramo”, concluiu a professora Bruna.

Assista ao vídeo da live a seguir.