Página Inicial > Notícias > IFMA publica regulamento para eleições ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe)

Inscrições ocorrem no SUAP no período de 22 de fevereiro a 08 de março. Votação ocorrerá no dia 25 de março, com uso do sistema Helios Voting.
  • publicado 21/02/2021 20h47
  • última modificação 21/02/2021 20h53

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) publicou, na sexta-feira, 19, o regulamento para o processo eleitoral para escolha dos membros que integrarão o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe). As inscrições estarão abertas no período de 22 de fevereiro a 08 de março, sendo realizadas via Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP). Podem se candidatar estudantes, professores, técnicos-administrativos e ocupantes de funções de gestão (veja o quadro da composição abaixo).

O Conepe é um órgão técnico de natureza propositiva, consultiva e deliberativa em matérias específicas de Ensino, Pesquisa e Extensão, respeitadas as competências do Conselho Superior do IFMA (Consup). Todo o processo para eleição do Conepe é conduzido por um Grupo de Trabalho do Consup.

Acesse aqui o Regulamento do Processo Eleitoral do Conepe

Conforme o regulamento, os representantes escolhidos pela comunidade no processo eleitoral terão mandato de 02 (dois) anos, para o período de 03 de maio de 2021 a 02 de maio de 2023, exceto para os discentes que terão mandato de um (01) ano, para o período de 03 de maio de 2021 a 02 de maio de 2022.

O Conepe terá a seguinte composição:

• Titular da Pró-Reitoria de Ensino e Assuntos Estudantis (membro nato);
  • Titular da Pró-Reitoria de Extensão (membro nato);
  • Títular da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (membro nato)
  • Titular da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (membro Nato);
  • Titular do Centro de Referência Tecnológica (membro nato);
  • Um (01) representante dos diretores-gerais dos campi (eleito em fórum específico);
  • Um (01) representante dos dirigentes máximos de ensino dos campi (eleito em fórum específico);
  • Um (01) representante dos dirigentes máximos de pesquisa dos campi (eleito em fórum específico);
  • Um (01) representante dos dirigentes máximos de extensão dos campi (eleito em fórum específico);
  • Um (01) representante dos coordenadores de curso de pós-graduação dos campi (eleito em fórum específico);
  • Um (01) representante dos coordenadores de curso de graduação dos campi (eleito por votação entre os pares);
  • Um (01) representante dos coordenadores de curso de técnico dos campi (eleito por votação entre os pares);
  • Um (01) representante dos coordenadores de curso a distância dos campi (eleito por votação entre os pares);
  • Um (01) representante dos docentes do IFMA (eleito por votação entre os pares);
  • Um (01) representante dos pedagogos do IFMA (eleito por votação entre os pares);
  • Um (01) representante dos técnicos-administrativos em educação do IFMA (eleito por votação entre os pares);
  • Dois (02) representantes dos discentes, sendo um dos cursos técnicos e um dos superiores dos campi (eleito por votação entre os pares).

Votação e Resultado

Poderão votar todos os servidores pertencentes ao quadro de pessoal ativo e em efetivo exercício, lotados e em atividade nos campi ou na Reitoria, bem como todos os discentes regularmente matriculados nos campi. Cada eleitor votará uma única vez e apenas para a representação da categoria de que faz parte.

O eleitor que acumular condição de servidor e discente, ou discente com mais de uma matrícula, ou servidor com mais de uma matrícula, votará uma única vez, devendo optar por uma única matrícula para participação no pleito, conforme prazo estabelecido no edital.

O processo de escolha dos representantes ao Conepe dos segmentos dos diretores-gerais, dirigentes de ensino, de pesquisa, de extensão e coordenadores de curso de pós-graduação dos campi ocorrerá em Fórum específico para tal finalidade e por segmento, todos realizados no dia 25 de março, de forma remota pela ferramenta google meet, conforme agendamento previsto no cronograma. A votação ocorrerá pelo Helios Voting.

Já a escolha dos representantes dos segmentos dos coordenadores de curso de graduação, de curso técnico, de curso a distância, representação docente, de técnico-administrativo pedagogo, técnico-administrativo qualquer cargo e estudantil (de curso técnico e superior), ocorrerá por meio de votação direta, sem a realização de Fórum, pelo Sistema Helios Voting, no dia 25 de março, das 00h01 às 23h59.

Todas as etapas relativas ao processo serão divulgados na página do Regulamento, no endereço portal.ifma.edu.br/eleicoes-conepe – O resultado preliminar será divulgado no dia 26 de março, e o final no dia 31 de março, após a fase recursal.

Confira o Cronograma