Página Inicial > Notícias > IFMA realiza Sorteio Público Eletrônico do Seletivo Técnico 2021

IFMA realiza Sorteio Público Eletrônico do Seletivo Técnico 2021

A comunidade pode acessar a lista preliminar dos sorteados. Resultado final sai na sexta-feira, 26 de fevereiro.
  • publicado 24/02/2021 23h42
  • última modificação 01/03/2021 18h17

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA), por meio da Pró-Reitoria de Ensino e Assuntos Estudantis (Prenae), realizou na tarde desta quarta-feira, 24 de fevereiro, na sede da Reitoria, o Sorteio Público Eletrônico das vagas do Seletivo Técnico 2021, com transmissão ao vivo pelo Canal da TV IFMA no YouTube.

A pedagoga Márcia Andréa Araújo Santos, Chefe do Departamento de Ensino Técnico do IFMA, conduziu o sorteio com o apoio dos servidores da Pró-Reitoria de Ensino e Assuntos Estudantis, da Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação e da Assessoria de Comunicação.

A lista preliminar divulgada hoje (24.02) pelo IFMA está em ordem alfabética, com o nº da inscrição, nome completo do candidato, escore, classificação e status (classificado ou em espera).

Confira a lista preliminar na página do Processo Seletivo 2021

“Quando o IFMA publicar a lista definitiva na sexta-feira, 26 de fevereiro, essas informações já estarão organizadas por curso, campus, modalidade e cotas”, explicou Márcia Santos.

Também no dia 26 de fevereiro, será publicada a lista de excedentes (com o nome dos candidatos que poderão ser convocados para ocupar as vagas de possíveis desistências).

O Instituto Federal do Maranhão convidou para acompanhar o sorteio presencialmente representantes dos Ministérios Públicos Federal e Estadual, das Defensorias Públicas da União e do Estado, Sindicado dos Servidores Públicos Federais do Maranhão, Sindicato Nacional dos Servidores Públicos Federais, OAB e do Grêmio da UBES.

CANDIDATOS SORTEADOS E INSCRITOS NAS COTAS RACIAIS

Os candidatos sorteados pelo sistema de cotas (pretos e pardos) passarão pelo procedimento de heteroidentificação antes da matrícula. A verificação ocorrerá nos endereços dos campi, informados no Anexo I do Edital. Os campi organizarão os espaços para a realização do processo de heteroidentificação seguindo todos os protocolos sanitários de combate à Covid-19. Os candidatos deverão seguir impreterivelmente as recomendações desse protocolo, assim como, fazer o uso obrigatório da máscara.

O candidato convocado para o procedimento deverá apresentar documento original de identificação com foto no ato da heteroidentificação juntamente com a sua autodeclaração étnico-racial, disponível no Anexo II do Edital. A verificação será realizada por uma Comissão de Validação criada especificamente para esta finalidade, que avaliará as características fenotípicas o candidato. Os membros da Comissão irão verificar se os aspectos físicos do candidato autodeclarado negro (preto ou pardo) o caracterizam como pertencente ao grupo racial negro.

Logo após a verificação, o candidato receberá uma cópia do parecer, contendo a informação do deferimento ou indeferimento da autodeclaração. Quem tiver sua autodeclaração deferida, estará apto a efetuar a efetuar a matrícula de forma online no portal do IFMA ou presencial nos campi e campi avançados, nos seus respectivos setores de Registro Escolar. O candidato cuja autodeclaração não seja confirmada pela comissão de heteroidentificação terá sua autodeclaração indeferida. O candidato que tiver sua autodeclaração indeferida pela comissão de heteroidentificação poderá encaminhar recurso.

Acesse o Edital com normas e procedimentos para Heteroidentificação e Matrícula

MATRÍCULAS

As matrículas dos candidatos selecionados serão efetuadas de forma online ou presencial, no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h. No ato da matrícula, o candidato ou seu responsável legal (em caso de candidato menor de idade) deverá assinar o termo de autorização ou não de gravação de voz e imagem que ocorrerá no decorrer das Atividades Pedagógicas Não Presenciais.

Matrículas online – O candidato aprovado deverá ter ou criar sua conta no “gov.br” antes de iniciar os procedimentos de matrículas online. Para realizar a matrícula online, os candidatos deverão anexar, após o preenchimento do formulário de matrícula, a documentação exigida no item 7 do Edital, conforme modalidade da vaga e cota, se for o caso. A documentação apresentada será submetida à análise de uma equipe do Campus correspondente e serão confirmadas as matrículas dos candidatos cuja a documentação atenda às exigências do Edital.

Matrículas presenciais – Os candidatos poderão realizar as matrículas de forma presencial, comparecendo ao respectivo Campus (conforme endereços do anexo I do Edital) correspondente ao curso que foi classificado, levando toda a documentação referente à vaga para a qual foi classificado e comparecendo nas datas dispostas no cronograma do item 2 do Edital, no horário das 08h às 12h e de 14h às 17h. Para a realização da matrícula presencial do candidato menor de idade, se faz necessária a presença obrigatória do seu responsável legal. A matrícula presencial poderá ser feita por Procuração com firma reconhecida, no caso da impossibilidade do comparecimento do candidato e/ou do seu responsável legal.

Cronograma

A matrícula dos candidatos selecionados em primeira chamada e o procedimento de heteroidentificação para os candidatos aprovados no sistema de cotas e que se autodeclaram pretos/pardos no momento da inscrição serão realizados no período de 1º a 12 de março. O prazo para recorrer do indeferimento da autodeclaração étnico-racial será de 1º a 16 de março. Dentro desse prazo, o candidato tem até 2 (dois) dias úteis para interpor recurso contra o resultado, a contar do recebimento do indeferimento da sua autodeclaração como preto ou pardo. O resultado dos recursos será divulgado no dia 18 de março.

Acesse a página do Processo Seletivo 2021