Página Inicial > Notícias > Coldir estabelece novas metas para indicadores de Avaliação de Estratégia do IFMA em 2021

Metas foram discutidas durante a 110ª Reunião do Colégio de Dirigentes, realizada nesta segunda-feira (1º)
  • publicado 05/03/2021 12h09
  • última modificação 05/03/2021 12h09

Durante a 110ª Reunião do Colégio de Dirigentes (Coldir) do IFMA, nesta segunda-feira (1º), foi realizada a Reunião de Avaliação da Estratégia da instituição, em que foram estabelecidas as novas metas de observação dos indicadores institucionais para 2021. No encontro, também foi apresentado o Plano de Transformação Digital do IFMA e a sua relação com o portal Gov.br. Foram ainda mostradas e discutidas as ações relacionadas às Empresas Juniores, Cooperativas Escolas, Incubadora de Empresas e IF Empreendedor.

Participaram da reunião o reitor do IFMA e presidente do Coldir, Carlos Cesar Teixeira Ferreira, diretores dos campi, pró-reitores e diretores sistêmicos do IFMA. O reitor comunicou aos membros do colegiado o envio de um ofício para o Ministério da Educação (MEC), ao Governador do Estado e ao Secretário de Estado da Saúde solicitando a inclusão dos profissionais da Educação nas ações de vacinação contra a Covid-19. Carlos Cesar Teixeira Ferreira também explicou que será convocada uma reunião extraordinária para elaborar uma comissão a ser responsável pelo plano de retorno de atividades presenciais no IFMA. Ele anunciou ainda a publicação do relatório de ações dos 100 primeiros dias de sua gestão.

Novas metas de indicadores para 2021

Na Reunião de Avaliação da Estratégia, comandada pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Propladi), os membros do Coldir discutiram e estabeleceram novas metas dos indicadores dos projetos estratégicos do IFMA. Foi alterada, por exemplo, a meta para o “Índice de impacto da captação de recursos externos sobre o orçamento total da instituição”, que em 2020 tinha como meta 3,5% e obteve um resultado de 8,17%. Para 2021, foi estabelecida a meta de 10%.

Segundo a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Clarisse Medeiros, o IFMA precisou alinhar as metas de 2021, de acordo com o cenário provocado pela pandemia de Covid-19. “Desde 2016 o IFMA aprovou seu planejamento estratégico, e estendemos a validade até 2021. Sabemos dos impactos dessa pandemia na educação, na instituição. Precisamos olhar racionalmente para isso e pensar em indicadores. Foram duas semanas intensas de coletas de dados. A forma que temos de prestar contas é informar os resultados que obtivemos nos anos anteriores, pautados em dados fidedignos, com análises deste Colegiado [Coldir]”, explicou.

A pró-reitora também explicou as mudanças na coleta de dados para compor os indicadores. “Diferente dos outros anos, tínhamos a plataforma Nilo Peçanha. Este ano segue diferente. Este relatório será único e exclusivamente com nossos indicadores. O TCU [Tribunal de Contas da União] eliminou o E-contas. O IFMA não presta contas apenas ao TCU. O IFMA agora precisa ter uma página no portal chamada transparência e prestação de contas”, disse Clarisse Medeiros.

O documento com as novas metas vai ser disponibilizado na Página do Planejamento Estratégico do IFMA, na área destinada à Avaliação de Estratégia. Os indicadores também vão compor o Relato Integrado de Gestão do IFMA.

Extensão

Outro ponto debatido no Coldir foram as Empresas Juniores, Cooperativas Escolas, Incubadora de Empresas e IF Mais Empreendedor. O pró-reitor de Extensão, Carlos Alexandre Amaral, apresentou um panorama da situação das empresas e de outros projetos. Ele mostrou ainda os avanços nas questões e explicou que o cenário provocou alterações no andamento e funcionamento de projetos. “Mas estamos evoluindo, entrando em novos projetos, avançando em parcerias com outras instituições e formas de financiamento”, afirmou.

Transformação digital

O Plano de Transformação Digital do IFMA também foi pauta da reunião do Coldir. Ele foi apresentado pelo diretor de Gestão de Tecnologia da Informação do IFMA, William Mendes, que detalhou para os dirigentes o funcionamento do plano e sua relação com o portal Gov.br. Também foi demonstrado para os membros do Coldir como será o procedimento para a realização de matrículas online para os ingressantes/exercício.

William Mendes destacou ainda as vantagens do plano. “São funcionalidades que pudemos integrar aos sistemas que o IFMA já utilizava. É um plano que em parte já era possível ser colocado em prática pela instituição, mas que integrado ao Gov.br traz vantagens para os estudantes, utilizando por exemplo um único login para várias funcionalidades”, explicou.

Rede de Diretores dos campi

Durante a reunião, também tomaram posse os novos membros da coordenação da Rede de Diretores dos campi IFMA, eleitos no dia 18 de fevereiro, que passa a ter a seguinte composição para um mandato de dois anos:

Vandeberg Pereira Araújo Campus Pinheiro Coordenador
José Valdir Damascena Araújo Campus Barreirinhas Coordenador Adjunto