Página Inicial > Notícias > Abertas inscrições para o Universo IFMA

Abertas inscrições para o Universo IFMA

Com o tema “Educação, ciência e tecnologia em tempos de pandemia”, maior evento científico do IFMA será realizado pela primeira vez em formato totalmente on-line, de 13 a 15 de abril.
  • publicado 16/03/2021 11h38
  • última modificação 16/03/2021 20h08

Já estão abertas as inscrições para a 6ª edição do UNIVERSO IFMA, maior agenda institucional que reúne, em uma única programação,  mostras de conhecimento e tecnologia e ações relacionadas ao ensino, pesquisa, inovação e extensão.  Com o tema Educação, Ciência e Tecnologia em Tempos de Pandemia, o evento será realizado de 13 a 15 de abril, pela primeira vez em formato totalmente virtual, devido à pandemia de Covid-19. As inscrições são grátis e podem ser realizadas no site do evento até 12 de abril, com programação de minicursos e palestras aberta ao público interno e externo.

O objetivo do Universo IFMA é mostrar para a sociedade o que os pesquisadores e estudantes da instituição vêm produzindo, principalmente as ações desenvolvidas no ano de 2020 frente à pandemia. A programação inclui palestras, minicursos, mesas redondas e um Hackathon.  Neste ano, várias atividades serão transmitidas pelo canal da TV IFMA, no Youtube.

As ações e atividades são fomentadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) e IFMA.

Inscrições para Monitoria (apenas para estudantes)

A Comissão Organizadora do evento abriu inscrições para Seleção Interna de Monitores Voluntários para o UNIVERSO IFMA.  A monitoria tem por finalidade assessorar na organização do evento e apoiar no desenvolvimento de suas atividades. A seleção é para o preenchimento de 20 vagas. Os monitores terão direito a certificado de atividades complementares de 30 horas. Poderão se inscrever estudantes dos cursos superiores de todos os campi integrantes a rede IFMA, que tenham disponibilidade, acesso à internet e equipamentos para acompanhar todas as atividades durante o evento. Os interessados  podem se inscrever no período de 15 a 25 de março de 2020.

O resultado da Monitoria será divulgado no dia 31 de março e uma reunião com os selecionados ocorrerá no dia 05 de abril, pela plataforma Google Meet. Confira a minuta do edital para seleção de monitores aqui.

UNIVERSO IFMA  – De periodicidade anual, o UNIVERSO IFMA é resultado da integração entre as Pró-Reitorias de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPGI), Extensão (PROEXT) e Ensino e Assuntos Estudantis (PRENAE) do IFMA. A finalidade é divulgar e promover um ambiente de interação, com a troca de experiências relativas aos projetos de pesquisa, extensão e inovação desenvolvidos em todos os campi do Instituto, além de apresentar potenciais contribuições à comunidade através dos resultados obtidos.

A edição de 2020 não pôde ser realizada no ano correspondente por causa de ajustes de calendário provocados pela necessidade de manter eventos e atividades remotas no ano passado. A edição 2021 do Universo IFMA está prevista para ocorrer até o fim do ano.

Acesse o site do UNIVERSO IFMA no banner abaixo e faça sua inscrição