Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > IFMA oferta mais de 1600 vagas de graduação pelo SISU 2021
Início do conteúdo da página Notícias

IFMA oferta mais de 1600 vagas de graduação pelo SISU 2021

Vagas são em cursos de bacharelado, licenciatura e graduação tecnológica em 15 campi do IFMA. Inscrições ocorrem de 06 a 09 de abril
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 24/03/2021 13h41
  • última modificação 06/04/2021 20h37

Imprimir

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) está ofertando 1.660 vagas em 43 cursos de graduação pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU 2021/1). O sistema utiliza a nota do Enem 2020 como critério de seleção. As inscrições ocorrem de 06 a 09 de abril, no site do SISU. As vagas são para ingresso no primeiro semestre deste ano. O IFMA divulgou  na terça-feira, 23.03, o edital com as informações sobre o SISU.

ACESSE:

[Edital IFMA/SISU]  |  [Inscrições no site do SISU]

Os candidatos poderão escolher até duas opções de curso em ordem de preferência. Ao longo do período de inscrições, será possível alterar essas opções. O resultado deverá ser divulgado no dia 13 de abril, com as matrículas ocorrendo no período de 14 a 19 de abril. Os estudantes que não forem aprovados na primeira chamada poderão se inscrever na lista de espera – de onde serão convocados os candidatos caso haja vagas remanescentes após o período de matrículas regulares.

No total, 15 campi do IFMA estão participando do seletivo: Açailândia, Alcântara, Caxias, Codó, Imperatriz, Pedreiras, Pinheiro, Santa Inês, São João dos Patos, São José de Ribamar, São Luís – Maracanã, São Luís – Monte Castelo, São Raimundo das Mangabeiras, Timon e Zé Doca. Estão sendo ofertados cursos de bacharelado, licenciatura e graduação tecnológica. Os interessados já podem verificar as opções de graduação disponíveis para cada campus no site do SISU e no Edital e termo de adesão do IFMA ao sistema de seleção.

 

Sistemas de cotas

De acordo com a Lei nº 12.711/2012, 50% das vagas de cada curso serão reservadas aos estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas. Metade dessa cota é destinada aos candidatos que tenham renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e a outra metade a candidatos que estejam em qualquer faixa de renda familiar. Em cada um desses grupos, há subdivisões que contemplam estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e pessoas com deficiência.  Além desses 50%, o IFMA também reserva 43 vagas para candidatos com deficiência – independente de escola de origem ou renda familiar.

Cronograma

Período de inscrições – 06 a 09 de abril (prazo ampliado pelo Ministério da Educação);

Resultado –  13 de abril;

Matrículas da primeira chamada – 14 a 19 de abril

Prazo para participar da Lista de Espera – 13 a  19 de abril;

Publicação do Edital Complementar da Lista de Espera – A partir de 22 de abril

registrado em:
Fim do conteúdo da página