Página Inicial > Notícias > IFMA oferta mais de 1600 vagas de graduação pelo SISU 2021

IFMA oferta mais de 1600 vagas de graduação pelo SISU 2021

Vagas são em cursos de bacharelado, licenciatura e graduação tecnológica em 15 campi do IFMA. Inscrições ocorrem de 06 a 09 de abril
  • publicado 24/03/2021 13h41
  • última modificação 06/04/2021 20h37

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) está ofertando 1.660 vagas em 43 cursos de graduação pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU 2021/1). O sistema utiliza a nota do Enem 2020 como critério de seleção. As inscrições ocorrem de 06 a 09 de abril, no site do SISU. As vagas são para ingresso no primeiro semestre deste ano. O IFMA divulgou  na terça-feira, 23.03, o edital com as informações sobre o SISU.

ACESSE:

[Edital IFMA/SISU]  |  [Inscrições no site do SISU]

Os candidatos poderão escolher até duas opções de curso em ordem de preferência. Ao longo do período de inscrições, será possível alterar essas opções. O resultado deverá ser divulgado no dia 13 de abril, com as matrículas ocorrendo no período de 14 a 19 de abril. Os estudantes que não forem aprovados na primeira chamada poderão se inscrever na lista de espera – de onde serão convocados os candidatos caso haja vagas remanescentes após o período de matrículas regulares.

No total, 15 campi do IFMA estão participando do seletivo: Açailândia, Alcântara, Caxias, Codó, Imperatriz, Pedreiras, Pinheiro, Santa Inês, São João dos Patos, São José de Ribamar, São Luís – Maracanã, São Luís – Monte Castelo, São Raimundo das Mangabeiras, Timon e Zé Doca. Estão sendo ofertados cursos de bacharelado, licenciatura e graduação tecnológica. Os interessados já podem verificar as opções de graduação disponíveis para cada campus no site do SISU e no Edital e termo de adesão do IFMA ao sistema de seleção.

Sistemas de cotas

De acordo com a Lei nº 12.711/2012, 50% das vagas de cada curso serão reservadas aos estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas. Metade dessa cota é destinada aos candidatos que tenham renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e a outra metade a candidatos que estejam em qualquer faixa de renda familiar. Em cada um desses grupos, há subdivisões que contemplam estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e pessoas com deficiência.  Além desses 50%, o IFMA também reserva 43 vagas para candidatos com deficiência – independente de escola de origem ou renda familiar.

Cronograma

Período de inscrições – 06 a 09 de abril (prazo ampliado pelo Ministério da Educação);

Resultado –  13 de abril;

Matrículas da primeira chamada – 14 a 19 de abril