Página Inicial > Notícias > Cursos técnicos a distância: IFMA promove capacitação para equipes locais

Cursos técnicos a distância: IFMA promove capacitação para equipes locais

O evento tem como público alvo os profissionais do Pronatec/Novos Caminhos
  • Cláudio Moraes
  • publicado 05/04/2021 11h52
  • última modificação 06/04/2021 10h54

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) promoveu a abertura, na manhã da segunda-feira (05/04), o Encontro de Coordenadores Locais do Programa Novos Caminhos com 41 participantes dos campi São João dos Patos, Bacabal, Centro Histórico, São Luís Maracanã e Barra do Corda.

Organizado pelo Centro de Referência Tecnológica do IFMA (CERTEC), o evento foi realizado, de forma remota, pela plataforma google meet, sob a coordenação do diretor geral Fernando Lima e da coordenadora geral da Bolsa Formação Rosifrance Machado.

“Vivemos um momento muito difícil por conta da pandemia e das medidas restritivas, mas, juntos, iremos vencer essa batalha e dar respostas à sociedade em relação às suas necessidades de formação profissional”, ressaltou Fernando Lima. “Esse primeiro encontro foi de aproximação e estreitamento das relações entre o núcleo gestor sistêmico e equipes locais”, pontou Rosifrance Machado.

Durante o evento, foram abordadas questões relativas à gestão financeira e pedagógica, registro acadêmico e questões administrativas, referente à pactuação 2020/1.

No período da manhã, as atividades contaram com orientações do coordenador de Registro Acadêmico, Cleyber da Silva,  do coordenador de Administração, Contabilidade e Planejamento Harone Viana e da coordenadora de Orçamento e Finanças Gláucia Loureiro.

O evento prossegue no período vespertino com orientações e debates sobre Ambiente Virtual de Aprendizagem, coordenados por Fábio Batalha do Campus Bacabal, e sobre Prática Pedagógica com a coordenadora de Desenho Educacional, Josinalva Sá, e de Gestão Pedagógica, Suely Santos.

Vagas no IFMA para o Programa

O Programa Novos Caminhos trata-se de um conjunto de ações para o fortalecimento da política de Educação Profissional e Tecnológica, em apoio às redes e instituições de ensino, no planejamento da oferta de cursos alinhada às demandas do setor produtivo e na incorporação das transformações produzidas pelos processos de inovação tecnológica.

O Novos Caminhos visa, ainda, contribuir para o alcance da meta definida no Plano Plurianual 2020-2023, que é de elevar em 80% o total de matrículas em cursos técnicos e de qualificação profissional, alcançando 3,4 milhões de matrículas até 2023.

O programa sucede o Mediotec e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec).

Os cursos, no âmbito do IFMA, na forma de Educação a Distância serão iniciadas em 05 de maio, com previsão de encerramento de todos os cursos até novembro do próximo ano. As atividades presenciais só irão ocorrer após a devida autorização da Reitoria,

São ofertadas 1250 vagas, pelos campi São João dos Patos, Bacabal, Centro Histórico, São Luís Maracanã e Barra do Corda, distribuídos em 12 cursos e 25 turmas em 16 municípios.

O IFMA abriu edital, no dia 02 de abril, para selecionar coordenadores de polo em 12 municípios. As inscrições se encerram no dia 16 deste mês.