Página Inicial > Notícias > SISU 2021: inscrições em cursos de graduação têm início nesta terça-feira (6)

SISU 2021: inscrições em cursos de graduação têm início nesta terça-feira (6)

Candidatos podem se inscrever de 6 a 9 de abril, no site do SISU. IFMA oferta 1.660 vagas em 15 campi.
  • publicado 05/04/2021 15h50
  • última modificação 05/04/2021 23h11

O Ministério da Educação abre, nesta terça-feira (6), as inscrições no primeiro processo seletivo em 2021 do Sistema de Seleção Unificada (SISU 2021). O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) adota o sistema como forma de acesso aos cursos de graduação e, nesta edição, está ofertando 1.660 vagas distribuídas por 15 campi. O critério de classificação será a nota no Enem 2020 e os candidatos poderão se inscrever de 6 a 9 de abril, no site do SISU .

ACESSE:

[Inscrições no site do SISU]  |  [Edital IFMA/SISU]

As vagas são para cursos de licenciatura, bacharelado e graduação tecnológica. Há opções disponíveis nos campi Açailândia, Alcântara, Caxias, Codó, Imperatriz, Pedreiras, Pinheiro, Santa Inês, São João dos Patos, São José de Ribamar, São Luís – Maracanã, São Luís – Monte Castelo, São Raimundo das Mangabeiras, Timon e Zé Doca.

No SISU, os candidatos podem escolher até duas opções de curso, em ordem de preferência. Essas escolhas poderão ser alteradas enquanto durar o período de inscrição. O resultado deverá ser divulgado no dia 13 de abril, e as matrículas dos aprovados ocorrem de 14 a 19 de abril.

Quem não for aprovado em primeira chamada pode se inscrever na lista de espera até o dia 19 de abril. Caso haja vagas remanescentes após o período de matrículas regulares, serão convocados candidatos dessa lista. A partir de 22 de abril, o IFMA deverá lançar um edital complementar sobre os procedimentos referentes à lista.

Sistemas de cotas

De acordo com a Lei nº 12.711/2012, 50% das vagas de cada curso são reservadas aos estudantes que tenham feito todo o Ensino Médio em escolas públicas. Metade dessa cota é destinada aos candidatos com renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e a outra metade a candidatos que estejam em qualquer faixa de renda familiar. Em cada um desses grupos, há subdivisões que contemplam estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e pessoas com deficiência.

Além desses 50%, o IFMA também reserva 43 vagas para candidatos com deficiência – independente de escola de origem ou renda familiar.

Período de inscrições – 06 a 09 de abril

Resultado –  13 de abril