Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > IFMA promove capacitação em planejamento e gerenciamento de contratações
Início do conteúdo da página Notícias

IFMA promove capacitação em planejamento e gerenciamento de contratações

Capacitação aconteceu no dia 01 de abril, de forma online, com participação de servidores de vários campi do IFMA.
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 06/04/2021 18h51
  • última modificação 06/04/2021 20h18

Imprimir
O Instituto Federal do Maranhão (IFMA), por meio da Pró-Reitoria de Administração, promoveu no dia 01 de abril um treinamento virtual de capacitação para a elaboração do Plano Anual de Contratações 2022 com a utilização do Sistema de Planejamento e Gerenciamento de Contratações. Participaram da capacitação em torno de 80 servidores, dentre eles os requisitantes do PAC indicados por setores da Reitoria e dos campi do IFMA, bem como os chefes dos setores requisitantes, entre outros representantes das áreas de administração, licitação e contratos da Reitoria e dos campi, tais como diretores-gerais, diretores de administração, pró-reitores e coordenadores. Os principais temas abordados foram Plano Anual de Contratações (PAC), Sistema de Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC), principais perfis do sistema PGC e cadastro e importação de itens de contratação no sistema PGC.

Segundo o diretor de administração do IFMA, Berto de Tácio Pereira Gomes, que esteve a frente da capacitação, juntamente com os servidores Jose Evangelista Silva Pereira, chefe do Departamento de Licitação e Contratos, e Patricia Falcão Gomes, coordenadora de Licitação e Compras “conseguimos atingir os objetivos do treinamento, uma vez que foi possível demonstrar tanto os aspectos teóricos do PAC como os principais casos de uso do sistema PGC, mostrando aos requisitantes e gestores como se faz o cadastro dos itens de contratação na prática. A PROAD também se colocou à disposição dos requisitantes para tirar dúvidas durante todo o período de elaboração do PAC”, afirmou. O diretor complementa ainda que “um dia após o treinamento, os participantes também receberam material complementar, a fim de esclarecer alguns poucos pontos de dúvida que restaram. Especificamente, o material complementar enviado tem o objetivo de explicar algumas das novas funcionalidades de aspecto orçamentário, cujas orientações oficiais do Ministério da Economia foram divulgadas no mesmo dia do treinamento, motivo pelo qual não houve tempo hábil para repassar essas orientações aos participantes durante o evento”, destacou.

Saiba mais

o Plano Anual de Contratações visa consolidar as contratações a serem realizadas ou prorrogadas no exercício subsequente, auxiliando a administração na tomada de decisão. Com o levantamento prévio dos itens que se pretende contratar ou prorrogar, passa-se a dispor de dados gerenciais que permitirão ampliar a realização de compras compartilhadas, viabilizando novas oportunidades de ganhos de escala, além de sinalizar ao mercado fornecedor as pretensões, de modo que este se prepare adequadamente e com antecedência para participar dos certames licitatórios.

É a partir de um calendário de licitações, construído a partir do PAC, que se obtém maior previsibilidade na gestão, primando-se pelo cumprimento de prazos e pela melhor alocação da força de trabalho. A elaboração dos Planos Anuais de Contratação propiciará, ainda, a maximização dos resultados institucionais, a partir da melhoria da governança e da gestão das contratações, além de maior transparência e controle com a publicação dos planos. Todas as contratações de bens e serviços, inclusive obras, serviços de engenharia e contratações de soluções de tecnologia da informação e comunicações, que se pretendem realizar ou prorrogar no exercício subsequente, devem ser inseridas no PAC.

Para apoiar a elaboração do PAC, foi disponibilizado o “Sistema de Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)”, onde devem ser registradas todas as demandas que irão compor o PAC. O PGC permite a tramitação de demandas entre os setores requisitantes e o setor de licitações, que irá avaliar os itens cadastrados para consolidar o PAC, bem como o encaminhamento para a autoridade competente que irá aprovar o PAC.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página