Página Inicial > Notícias > Live da TV IFMA no YouTube: saiba tudo sobre o IF Mais Empreendedor

Live da TV IFMA no YouTube: saiba tudo sobre o IF Mais Empreendedor

Nesta quinta-feira, 08 de abril, às 10h, no canal da TV IFMA no YouTube, live de divulgação da Chamada Interna de Adesão ao Programa IF Mais Empreendedor
  • Miguel Ahid
  • publicado 06/04/2021 18h31
  • última modificação 06/04/2021 20h54

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) aderiu ao Programa IF Mais Empreendedor Nacional, uma ação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), por meio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão, Pesquisa, Ensino Profissionalizante e Tecnológico (FADEMA), para toda Rede Federal de Ensino Técnico, com o objetivo de desenvolver ações voltadas ao atendimento, apoio e orientação a Micro e Pequenos Empreendedores (MPEs) e aos Empreendedores Individuais (MEIs), particularmente por meio de ações de remodelagem de negócios que foram afetados negativamente pela Pandemia da Covid-19.

“O objetivo estratégico é incentivar e apoiar a sobrevivência dos negócios prejudicados, propõe programas de atendimento, apoio e orientação, de forma gratuita, aos micro e pequenos empresários e, também, aos empresários individuais. Para a Instituição, em contrapartida, torna-se possível constituir ambiente de prática profissional ao corpo discente, sob orientação de servidores de área técnica específica e de áreas de gestão, em atividades relativas à sua formação profissional. Assim, contribui para o aperfeiçoamento e ampliação dos conhecimentos adquiridos nas atividades teóricas”, explica em detalhes o coordenador do IF Mais Empreendedor no IFMA, professor Washington Luís Ferreira Conceição, ao destacar a importância estratégica da iniciativa.

Todos os campi e centros de referências do IFMA são elegíveis, exceto a Reitoria, conforme explícito na Chamada Interna de Adesão ao Programa IF Mais Empreendedor, lançada no último dia 31 de março, e disponível no Portal IFMA. Vale ressaltar que a submissão de projetos está aberta até o dia 17 de abril.

[Acesse a Chamada IF Mais Empreendedor]

Washington Conceição explica que serão selecionados 07 projetos para compor a proposta institucional do IFMA. “Cada projeto deve apresentar a adesão de cinco empresas, e deverá contemplar cinco a seis estudantes (sendo pelo menos um deles do ensino técnico – de qualquer nível).  Serão oferecidas bolsas para os coordenadores de projetos e estudantes”, detalha.

O foco desses projetos selecionados serão ações voltadas ao atendimento, apoio e orientação a Micro e Pequenos Empreendedores (MPEs) e aos Microempreendedores Individuais (MEI). O coordenador do IF Mais Empreendedor no IFMA analisa o desafio proposto ao público-alvo da Chamada Interna e esclarece que tudo começa com o atendimento por meio de consultoria especializada prestada por equipes de estudantes, sob orientação de servidores, tanto docentes quanto técnicos administrativos, voltada a oferecer melhorias e inovações no processo de gestão desses negócios.

“A consultoria se iniciará com diagnóstico, seguido de processos de discussão e elaboração de soluções para cada modelo de negócio dos micro e pequenos empresários e, também, aos empresários individuais, fortemente afetados pela pandemia de COVID-19 e sendo estas empresas as responsáveis pela maior geração de empregos do nosso pais. Um desafio que se apresenta é o levantamento das empresas e o trabalho que deve ser desenvolvido de forma remota”, analisa.

Promover o desenvolvimento de novas habilidades e competências nos estudantes da Rede Federal por meio do seu envolvimento em atividades de empreendedorismo e extensionismo tecnológico é um dos objetivos específicos listados para o IF Mais Empreendedor. Será que há possibilidade dele se tornar uma polícia institucional permanente?

Segundo Washington Conceição, o Programa IF Mais Empreendedor se desdobra em benefícios internos e externos. Em uma perspectiva interna, os estudantes, orientados por servidores, terão a oportunidade de integrar equipes de consultoria para aplicação dos conhecimentos adquiridos em ambiente acadêmico. Em perspectiva externa, o IF Mais Empreendedor contribui para o desenvolvimento econômico e social da região dos campi do IFMA, oferecendo apoio especializado ao público-alvo dos atendimentos, auxiliando que empresas e empreendedores individuais da região se mantenham ou se recuperem dos prejuízos trazidos pela crise, por meio de ajuda especializada e orientada.

Nesse sentido, conclui o professor, “existe a possibilidade de continuidade do programa, considerando a disponibilidade de recursos do IFMA para construir um programa próprio ou nossa adesão às futuras ações do próprio MEC. É uma proposta relevante por relacionar o programa com as áreas de empreendedorismo e inovação, integração das Pró-Reitorias e aproximação do IFMA com o mercado produtivo, promovendo benefícios para todas as partes interessadas, IFMA, classe empresarial e estudantes e contribuindo com o desenvolvimento do Estado, conforme nossa missão e visão institucional”.

Participarão da live: o Reitor do IFMA, Carlos Cesar Teixeira Ferreira; o Pró-Reitor de Ensino e Assuntos Estudantis, Maron Stanley Silva Oliveira Gomes; o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Rogério de Mesquita Teles; Pró-Reitor de Extensão, Carlos Alexandre Amaral Araujo; além do professor Washington Luís Ferreira Conceição, Coordenador do IF Mais Empreendedor.

Link da transmissão: https://youtu.be/BhG4OnUaszc

AGENDE-SE
O que? Live de divulgação do Projeto IF Mais Empreendedor
Quando? Quinta-feira, 08 de abril de 2021, às 10h da manhã.
Onde? Transmissão pelo canal da TV IFMA no YouTube