Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Pesquisadores de automação e robótica do IFMA promovem Arduino Day Açailândia 2021
Início do conteúdo da página Notícias

Pesquisadores de automação e robótica do IFMA promovem Arduino Day Açailândia 2021

As inscrições estão abertas até o dia 14 de abril para o público em geral
  • Cláudio Moraes
  • publicado 09/04/2021 12h12
  • última modificação 09/04/2021 12h19

Imprimir

Gerar ferramentas com baixo custo, flexíveis e fáceis de serem usadas por profissionais ou principiantes que não tenham acesso a controladores mais sofisticados. Esse é o objetivo da Arduinouma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre.

Composta por um controlador, algumas linhas de entrada/saída digital e analógica, além de uma interface serial ou USB, a placa Arduíno pode ser usada para o desenvolvimento de objetos interativos independentes ou numa conexão a um computador

Quem aprecia Arduino, considera que ela revolucionou o uso da tecnologia, simplificando o aprendizado na área de tecnologia e integrando várias áreas de conhecimento. O sistema facilita a prototipagem, a implementação ou emulação do controle de sistemas interativos, domésticos, comerciais ou móveis.

E para celebrar o aniversário do Arduino, acontece, em todo o mundo, o Arduino Day, organizado com o objetivo reunir especialistas em diversos assuntos para compartilhar suas experiências e aprendizagens em diversos assuntos afins ao movimento maker (“faça você mesmo”).

 

No Instituto Federal do Maranhão (IFMA) o evento irá ocorrer, remotamente, no dia 17 de abril (sábado), com oferta de minicursos e palestras. Dirigido ao público em geral, o evento está com inscrições abertas até o dia 14 (quarta-feira).

 

A inscrição é realizada pelo site: https://www.even3.com.br/ada2021/

 

Grupo de Pesquisas Açaimov

A organização é do grupo de pesquisa Açaímov, do IFMA – Campus Açailândia, coordenado pelo professor Brehme Mesquita, do curso de Automação Industrial. Bacharel em Engenharia de Controle e Automação pelo IFPA, é mestre em Engenharia e Tecnologia Espaciais pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

 

O grupo Açaímov nasceu em 2017 como uma equipe de robótica educacional do IFMA Açailândia para a elaboração de protótipos robóticos a competições, como a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e o Torneio Juvenil de Robótica.  O nome é uma junção da origem da equipe, Açailândia, com o sobrenome de um dos grandes personagens da ficção científica mundial, Isaac Asimov.

 

A equipe já conquistou, em 2019, a medalha de prata nacional na modalidade teórica da OBR e participou do International Tournament of Robots, após obter dois prêmios de 3º lugar na Etapa Nacional do Torneio Juvenil de Robótica, em João Pessoa (PB).

 

Atualmente, as ações do grupo abrangem tanto o desenvolvimento de protótipos a competições tecnológicas, como também na elaboração de pesquisas científicas e tecnológicas no campo da automação, robótica, inteligência artificial, tecnologias aeroespaciais e educacionais.

 

Confira a programação:

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página