Página Inicial > Notícias > SISU: Inscrições são prorrogadas até quarta-feira, 14

SISU: Inscrições são prorrogadas até quarta-feira, 14

Vagas são em cursos de bacharelado, licenciatura e graduação tecnológica em 15 campi do IFMA. Inscrições ocorrem até 14 de abril
  • Com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério da Educação
  • publicado 10/04/2021 07h43
  • última modificação 10/04/2021 10h05

O Ministério da Educação prorrogou o período de inscrições para o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (SISU) para o primeiro semestre de 2021. Com a prorrogação, os estudantes terão até as 23h59 da próxima quarta-feira, 14, para se inscrever.  Anteriormente, o prazo terminaria as 23h59 desta sexta-feira, 9. Todos os estudantes que obtiveram nota superior a zero na prova de redação do Enem 2020 podem aproveitar mais essa chance para ingressar na educação superior. As inscrições podem ser realizadas, exclusivamente, na página eletrônica do SISU, sem qualquer cobrança de taxa.

[Edital IFMA/SISU]  |  [Inscrições no site do SISU]

Novo cronograma

A data de divulgação do resultado do SISU também foi alterada para 16 de abril. O novo prazo para a matrícula do registro acadêmico dos selecionados será de 19 a 23 de abril. Quem não for selecionado na chamada única, ainda pode disputar uma vagas ofertadas por meio da lista de espera. O prazo para manifestar interesse em participar dessa última etapa do SISU será de 16 a 23 d abril.

IFMA oferta mais de 1600 vagas em cursos de Graduação

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) está ofertando 1.660 vagas em 43 cursos de graduação pelo SISU 2021/1. As vagas são para ingresso no primeiro semestre deste ano. No total, 15 campi do IFMA estão participando do seletivo: Açailândia, Alcântara, Caxias, Codó, Imperatriz, Pedreiras, Pinheiro, Santa Inês, São João dos Patos, São José de Ribamar, São Luís – Maracanã, São Luís – Monte Castelo, São Raimundo das Mangabeiras, Timon e Zé Doca. Estão sendo ofertados cursos de bacharelado, licenciatura e graduação tecnológica. Os interessados já podem verificar as opções de graduação disponíveis para cada campus no site do SISU e no Edital e termo de adesão do IFMA ao sistema de seleção.

Sistemas de cotas

De acordo com a Lei nº 12.711/2012, 50% das vagas de cada curso serão reservadas aos estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas. Metade dessa cota é destinada aos candidatos que tenham renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e a outra metade a candidatos que estejam em qualquer faixa de renda familiar. Em cada um desses grupos, há subdivisões que contemplam estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e pessoas com deficiência.  Além desses 50%, o IFMA também reserva 43 vagas para candidatos com deficiência – independente de escola de origem ou renda familiar.

Síntese do Novo Cronograma

Inscrições: de 6 a 14 de abril;

Resultado da chamada única: 16 de abril;

Matrícula ou registro acadêmico: de 19 a 23 de abril;

Manifestar interesse em participar da lista de espera: de 16 a 23 de abril.