Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > IFMA realiza Seminário sobre Acesso Discente nos dias 22 e 23 de abril
Início do conteúdo da página Notícias

IFMA realiza Seminário sobre Acesso Discente nos dias 22 e 23 de abril

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do evento. Confira também os links para acompanhar toda a programação pela TV IFMA.
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 16/04/2021 17h55
  • última modificação 16/04/2021 18h11
Imprimir

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) reabriu as inscrições ao Seminário de Acesso Discente –Trajetórias para a Construção da Política Institucional, que tem nova data de realização – dias 22 e 23 de abril. Com toda sua programação transmitida pelo Canal da TV IFMA no Youtube, o Seminário marca o início das ações para elaboração da Política de Acesso Discente do Instituto. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente no site do Evento.

[Clique para fazer a INSCRIÇÃO e conferir a PROGRAMAÇÃO]

O seminário é uma etapa de formação e sensibilização da comunidade, com a participação de instituições e pesquisadores de outras Instituições de Ensino, que vão tratar das diversas formas de processos seletivos existentes. “A Política de Acesso Discente do IFMA vai iniciar sua construção. São várias etapas. O seminário é uma delas. Nele, teremos palestrantes externos para discutir a temática de acesso e apresentaremos a minuta de resolução e o documento norteador para balizar as discussões nos campi”, explicou o pró-reitor de Ensino e Assuntos Estudantis, Maron Stanley Silva Oliveira Gomes.

O objetivo também é subsidiar a comunidade com informações a respeito desse acesso com especialistas para que os campi realizem audiências públicas sobre o tema e façam contribuições à minuta de resolução de política. Toda essa formação servirá de base para uma ação posterior, que será o Fórum de Acesso Discente.

O fórum será um evento colaborativo no qual culminará com a elaboração de uma proposta, um documento. As unidades do IFMA vão escolher, por meio de Assembleias, seus delegados ao Fórum. “Nessas audiências, queremos que haja a escolha de um representante de cada campus para compor o fórum. Depois das audiências, nós consolidaremos as contribuições da comunidade. Esse fórum envolverá toda comunidade e todos os campi, além de convidados externos, para finalizar esse documento”, detalhou Maron Gomes.

Uma vez finalizando esse documento, ele segue para apreciação dos órgãos colegiados da instituição: o Colégio de Dirigentes (COLDIR) e o Conselho Superior (CONSUP), para se transformar na Política de Acesso Discente do IFMA.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO SEMINÁRIO DE ACESSO DISCENTE:

Quinta-feira, 22.04

09 horas – Solenidade de Abertura e As novas políticas de educação para a EPT

15 horas – Compreendendo a Lei 12.711/2012: avanços e desafios 

 

16 horas – Heteroidentificação: dúvidas, metodologias e procedimentos

Sexta-feira, 23.04

09 horas – Desafios da Avaliação para Efeitos de Seleção 

15 horas – Panorama dos Processos de Seleção para Ingresso Discente no IFMA

 


ANOTE NA AGENDA:
O que? Seminário Trajetórias para a Construção da Política Institucional de Acesso Discente
Quando? 22 e 23 de abril de 2021
Como? evento on-line com transmissão pelo canal da TV IFMA no YouTube
Público-alvo? servidores do IFMA e comunidade em geral
Inscrições e Programação? https://www.even3.com.br/acessodiscente/

registrado em:
Fim do conteúdo da página