Página Inicial > Notícias > IFMA promove o I Fórum de Experiências Exitosas das Atividades Pedagógicas não Presenciais

Com o tema “Compartilhando Saberes e experiências do Ensino Não Presencial”, o fórum das APNPs acontece de 31 de maio a 02 de junho – no formato virtual – com transmissão pelo canal da TV IFMA no YouTube
  • Miguel Ahid
  • publicado 24/04/2021 21h45
  • última modificação 24/04/2021 21h45

A Pró-Reitoria de Ensino e Assuntos Estudantis, por meio do Comitê Assessor da Gestão do Ensino, lançou nesta sexta-feira, 23 de abril, o edital com as normas e etapas de realização das inscrições, seleção e classificação das propostas de atividades que serão apresentadas no “I Fórum de Experiências Exitosas das Atividades Pedagógicas não Presenciais“.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na página do fórum. Os servidores do Instituto podem participar como ouvintes, além da comunidade em geral interna e externa.

Faça sua inscrição

Consideram-se experiências exitosas, no contexto das Atividades Pedagógicas Não Presenciais, aquelas que tenham sido executadas após a suspensão das atividades presenciais de ensino, que conseguiram operacionalizar as normativas vigentes do MEC e do IFMA e que alcançaram resultados satisfatórios no que se refere à participação dos alunos, colaboraram para um melhor rendimento escolar e que contribuíram para a diminuição da evasão escolar.

Serão aceitas como Experiências Exitosas, as atividades desenvolvidas e concluídas ao longo do ano letivo de 2020 e 2021, após a suspensão das aulas presenciais. Poderão ser submetidas propostas de ações no âmbito da docência, da gestão e de atividades técnico-pedagógico-administrativas.

FIQUE ATENTO AO CRONOGRAMA

Divulgação do Edital:  23 de abril de 2021
Seleção nos campi: 23 de abril a 09 de maio de 2021
Prazo de indicação de atividades pelos campi: 12 de maio de 2021
Seleção e organização das Experiências por categorias: 13 a 20 de maio de 2021
Divulgação da Programação Final: 21 de maio de 2021
Realização do Fórum: 31 de maio a 02 de junho

Com o lançamento desse edital, o Instituto Federal do Maranhão busca promover a divulgação, socialização e troca de experiências entre os seus campi, por meio do amplo debate sobre os desafios e obstáculos enfrentados no processo de ensino e aprendizagem após a suspensão das aulas presenciais. A ideia é proporcionar às equipes de ensino do Instituto oportunidade de contato com experiências exitosas que possam subsidiar e ampliar as possibilidades pedagógicas que aprimorem o processo de ensino-aprendizagem no contexto das Atividades Pedagógicas Não Presenciais.

Além disso, a intenção é compartilhar experiências exitosas, mediadas ou não por tecnologias, considerando as atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo de 2020 e 2021 nos cursos técnicos integrados, subsequentes, concomitantes, Proeja, Pronera, assim como nos cursos de graduação e pós-graduação, após a suspensão das aulas presenciais.

Por fim, a instituição espera socializar estratégias e atividades exitosas desenvolvidas pelos servidores que tiveram como foco melhorar a frequência dos discentes nas Atividades Pedagógicas Não Presenciais; divulgar experiências exitosas, desenvolvidas pelos servidores, como ações possíveis de combate à evasão; compartilhar experiências exitosas relacionadas à operacionalização das normativas do IFMA referente às Atividades Pedagógicas Não Presenciais; subsidiar as equipes de ensino dos campi no exercício das Atividades Pedagógicas Não Presenciais, a partir da socialização de experiências exitosas que possam assim ampliar, diversificar e aprimorar as atividades executadas, com a finalidade de potencializar o envolvimento e o rendimento escolar dos estudantes.

A submissão das propostas deve seguir as datas do cronograma. Cada campus poderá submeter até três propostas, por meio de formulário eletrônico. E essa submissão das três propostas devem ser feitas pela Diretoria de Desenvolvimento Educacional ou pelo Departamento de Ensino do Campus ou setores equivalentes. As propostas deverão ser previamente selecionadas nos campi do IFMA. Mas, muita atenção: cada campus poderá selecionar até 3 propostas de Experiências Exitosas e enviar à Comissão Organizadora. Os critérios de seleção a serem adotados na fase de seleção interna nos campi são de inteira responsabilidade de cada unidade. Após a escolha das propostas, os Diretores de Desenvolvimento Educacional ou Chefes do Departamento de Ensino ou setores equivalentes deverão fazer a inscrição dos trabalhos por meio de formulário eletrônico até o dia 12 de maio de 2021.

Vale ressaltar que todos os participantes que tiverem presença on-line confirmada através de lista de frequência, a ser disponibilizada ao longo da programação, receberão certificado de participação como ouvinte, com carga horária total de 40 horas.

Acesse a página do Edital

Acesse a Página do Fórum