Página Inicial > Notícias > Reinserção de estudantes: pesquisa do IFMA publicada na Europa dá origem a novo artigo

O estudo tem origem na tese de doutorado em Educação de servidor técnico-administrativo do Campus Monte Castelo
  • publicado 26/04/2021 21h58
  • última modificação 26/04/2021 22h04

Após ter sua tese de doutorado em Educação transformada, há três anos, no livro “Reinserção de Alunos Evadidos”, pela editora europeia Novas Edições Acadêmicas, o pesquisador Wallace Braz, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), foi convidado, agora, a publicar artigo referente ao tema na Brazilian Journal of Development (BJD).

O periódico brasileiro (qualis Capes B2) conta com corpo editorial de pesquisadores do Reino Unido, Espanha, Peru, Bolívia, Colômbia, África do Sul, Cuba, Paraguai, Portugal, México, Brasil, Uruguai, Paraguai e Costa Rica. “Isso me deixa lisonjeado!”, sintetizou Wallace que é técnico em Assuntos Educacionais do IFMA Campus São Luís – Monte Castelo. Ele é doutor em Ciências da Educação pela Universidade Americana, em Assunção, no Paraguai, revalidado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O estudo

O estudo verifica o perfil dos alunos e estratégias viáveis, visando à reinserção e readaptação dos alunos evadidos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA). A pesquisa foi desenvolvida sob orientação da professora doutora Maria Victória Quiñonez Mendoza, no Paraguai, e da professora mestra Esmeralda da Conceição Boaes Melo, no Brasil.

Os dados para a pesquisa foram obtidos a partir de análise dos estudantes do curso de Técnico de Alimentos do IFMA Campus São Luís – Monte Castelo. Foram aplicados questionários e realizadas entrevistas com professores, alunos, pedagogos e pais de alunos, além da análise documental e observação direta das situações. Com base nos  dados, o pesquisador chegou a algumas das causas que levam à evasão escolar: trabalho, gravidez, cuidar de filhos em fase de amamentação, atraso na bolsa. “A pesquisa visualizou trabalhar o folclore popular e a culinária regional e local como forma de motivação para essa reinserção”, explicou o pesquisador.

“O estudo é inédito uma vez que, quando se trata de evasão, os pesquisadores só tem foco na saída do aluno”, ponderou Wallace. “Nesse estudo, fiz o caminho inverso da evasão, ou seja, trazendo o aluno que já tinha saído para o seu retorno dando continuidade ao curso”, ressaltou.

“Foi um aprendizado e que busca dar uma nova visão aos pesquisadores e pedagogos sobre o que levou e o que pode ser feito para o retorno desse aluno”, complementou. “A tese é de grande relevância para a ciência, tanto em teor, conteúdo e pesquisa e daí o seu reconhecimento e requisição em todos os níveis”, concluiu o pesquisador.

Perfil do pesquisador

Wallace Braz é licenciado em História pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e, além do doutorado o Paraguai, é mestre em Pedagogia Profissional pelo Instituto ISPETP/Havana/Cuba. É ainda professor de História da rede estadual de ensino do Maranhão e consultor/avaliador da FAPEMA.