Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Fábrica de Inovação promove hackathon em parceria com empresa caxiense
Início do conteúdo da página Notícias

Fábrica de Inovação promove hackathon em parceria com empresa caxiense

Maratona de programação ocorreu de 18 a 25 de abril e contou com a participação de estudantes de Ciência da Computação.
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 27/04/2021 10h00
  • última modificação 27/04/2021 10h04

Imprimir

Equipe Prog-Amadores foi a campeã do hackathon

Entre os dias 18 e 25 de abril, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias realizou o primeiro hackathon em parceria com a Cred Vip, empresa especializada em meios de pagamento e que presta serviços na gestão de convênios e na autogestão de procedimentos empresariais. A maratona de programação, realizada de forma virtual, ocorreu no âmbito do projeto Fábrica de Inovação e foi organizada pela coordenação do curso bacharelado em Ciência da Computação.

Professor João da Paixão, Diretor-geral do Campus Caxias, durante atividades do hackathon

Divididos em cinco equipes, estudantes de Ciência da Computação viveram uma rotina intensa. Além das aulas e demais atividades acadêmicas do curso, eles participaram de palestras, oficinas e mentorias com profissionais do IFMA e da Cred Vip. Todas as atividades ocorreram através de plataformas e aplicativos, como Google Classroom, Google Meet, WhatsApp e YouTube. Como desafio, eles deveriam apresentar soluções tecnológicas inovadoras e de empreendedorismo que estimulem os clientes a adquirirem suas medicações na Hiperfarma, empresa do grupo Cred Vip. Saiba mais aqui.

Na manhã do último domingo (25), servidores, estudantes e pessoas da comunidade externa acompanharam ao vivo pelo canal do Campus no YouTube a solenidade de apresentação das equipes e o anúncio dos vencedores. Os trabalhos foram avaliados pelos seguintes critérios: originalidade, impacto, viabilidade técnica e apresentação do pitch. A equipe Prog-Amadores foi a campeã do hackathon, e levou R$ 12.500,00 e bolsa para desenvolver um projeto incubado na Cred Vip durante cinco meses. A Overflow ficou com a segunda colocação; já a Ubuntu levou o terceiro lugar.

O projeto vencedor consiste em uma plataforma que oferece aos clientes da Hiperfarma, após cadastro, benefícios como acompanhamento personalizado de receitas e medicamentos; avisos sobre promoções; lembretes de compras; consulta, reserva e compra de produtos; descontos em itens da loja; e entrega em domicílio de medicamentos. O sistema, segundo os desenvolvedores, funcionará em tablet, computador ou celular, com atendimento personalizado feito pela atendente virtual Viviane. Dentre outras funções, Viviane vai tirar dúvidas, indicar promoções e enviar lembretes sobre vencimento de receitas.

“Este é o terceiro hackathon que participamos. Finalmente, chegou nossa vez”, comemorou a aluna Heloísa Guimarães. “Foi uma semana de boas discussões, noites sem dormir, mas o resultado foi muito bom. As outras equipes ficam nossos reconhecimentos pelos trabalhos apresentados. Não desistam”, ponderou.

As demais equipes terão oportunidade de desenvolver ou colocar em prática as ideias. É que no evento o diretor-geral, professor João da Paixão Soares, anunciou mais uma ação da Fábrica de Inovação. Por meio de Bolsa Discente no valor de 400 reais por mês, estudantes do IFMA irão atuar na Fábrica do Campus desenvolvendo projetos de pesquisas aplicadas e de inovação tecnológica. “Dentre os objetivos, destaco os de estimular o desenvolvimento do pensar e do criar científico e tecnológico, com o aprimoramento do espírito crítico e da aprendizagem de técnicas e métodos científicos e de inovação tecnológica; ampliar e consolidar a pesquisa aplicada e a inovação tecnológica realizada no IFMA; e promover o interesse pela pesquisa no campo da ciência e da tecnologia”, frisou o gestor. Os interessados podem acessar o edital aqui e conhecer as regras do seletivo. As inscrições podem ser feitas via Sistema Unificado de Administração (Suap) até sexta-feira, 30 de abril.

“Independente da colocação, todos os participantes têm minha admiração pela coragem, empenho e determinação ao aceitar este desafio”, afirmou o professor Luis Fernando Maia, coordenador da Fábrica de Inovação no Campus e do curso Ciência da Computação. Ele comemorou os resultados da maratona de programação e incentivou os estudantes a aprimorar os projetos. “Vale lembrar que as ideias e os projetos são de vocês. Vocês desenvolveram uma solução que pode ser levada para outros contextos, outras empresas e organizações. Quando você analisa grandes empresas e ideias, muitas nasceram assim, na academia, no decorrer de um curso e foram se consolidando. Por isso, analisem a ideia de seguir com os projetos”, concluiu o professor.

Sobre a Cred Vip

 

Fundada em 2012, a Cred Vip é uma empresa brasileira com sede em Caxias (MA). Atualmente, ela está presente no estado com uma abrangente rede de estabelecimentos conveniados. Além de um variado portfólio de cartões, a Cred Vip é especializada em meios de pagamento, presta serviços na gestão de convênios e autogestão de procedimentos empresariais, com o objetivo de desburocratizar as formas de controle manuais utilizados nos departamentos de gestão de pessoas das corporações. Segundo a empresa, ela se distingue por não ser uma financeira, mas uma prestadora de serviço, voltada ao bem estar e comodidade das empresas e trabalhadores.

O quadro de funcionários da empresa conta com vários ex-alunos do IFMA. Em dezembro de 2020, a Cred Vip recebeu os estudantes Noadia Suelen Silva Oliveira, do curso de Administração, e Rodrigo Vinicius Galvão Silva, do curso de Informática, para participarem de estágio durante seis meses. Os estudantes receberam mentoria e treinamento com funcionários da empresa. Além disso, dentre os benefícios, eles têm direito a bolsa de 300 reais por mês, auxílio transporte e direito também a seguro de vida. Os estagiários são avaliados e, após o fim do estágio, há possibilidade de integração ao quadro de funcionários.

Clique aqui para saber mais informações sobre a empresa.

Confira a galeria de imagens

registrado em:
Fim do conteúdo da página