Página Inicial > Notícias > IFMA e FAPEMA discutem projeto para promover difusão da produção científica

IFMA e FAPEMA discutem projeto para promover difusão da produção científica

• publicado 28/04/2021 11h03
  • última modificação 28/04/2021 11h40

Rogério Teles, André Santos e Carlos Cesar Teixeira.

Criar oportunidades para o desenvolvimento da pesquisa básica e difusão da ciência em projetos desenvolvidos de forma colaborativa por professores e estudantes do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e de unidades de ensino da Rede Estadual de Educação. Essa foi a pauta de reunião realizada na noite desta segunda-feira, 26, entre o Reitor do IFMA, professor Carlos Cesar Teixeira Ferreira, o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Rogério Teles, e o Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), André Santos.  A ideia é conceder apoio financeiro, por meio de bolsas, aos pesquisadores e discentes. As ações devem ocorrer em unidades das Fábricas de Inovação na instituição. A minuta do projeto está em fase de elaboração e seguirá para os setores jurídicos das entidades.

“Professores do IFMA e da Rede Estadual vão trabalhar de forma compartilhada, também com a integração dos estudantes. Será um intercâmbio, onde a ideia é transferir a expertise na pesquisa e assim estimular o desenvolvimento deste campo nas escolas do Estado.  As unidades das Fábricas de Inovação serão os “laboratórios”, por assim dizer, desta iniciativa. Já temos cinco unidades da Fábrica de Inovação e outras serão entregues ainda neste ano”, explicou Carlos Cesar Teixeira.

O nível de qualificação dos profissionais e a capilaridade do IFMA é um fator importante para o sucesso da iniciativa, explica André Santos. “Vamos usar essa capital humano qualificado e a ampliada presença territorial do Instituto promover essa cultura da pesquisa e da construção do conhecimento científico também nos estudantes da rede pública Estadual”.

A FAPEMA tem apoiado várias ações já em curso no IFMA, com destaque para o financiamento de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC Ensino Médio e Ensino Superior), e Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Ensino Superior), e de mestrado. No total, são  mais de 300 Bolsas que estão sendo ofertadas à comunidade do Instituto Federal em editais neste ano de 2021″, destaca o titular da pesquisa e inovação, Rogério Teles

Fábrica de Inovação

Integrante do portfólio de Projetos Estratégicos do IFMA, a Fábrica de Inovação  tem com principal objetivo prestar serviços inovadores para a comunidade, por meio do levantamento de problemas reais e a busca por soluções com o da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). A proposta é também integrar ensino, pesquisa e extensão no dia a dia dos estudantes, fazendo com que eles se esforcem para desenvolver a vertente empreendedora e da inovação a partir dos conhecimentos adquiridos no IFMA. A Fábrica de Inovação também tem como foco o estimulo às parcerias entre instituições de pesquisa e organizações públicas e privadas  e o intercâmbio entre instituições parceiras para qualificação de recursos humanos.

Hoje, cinco unidades da Fábrica de Inovação estão em funcionamento no IFMA, sendo quatro fixas nos campi São Luís – Monte Castelo, Caxias, Bacabal e Santa Inês, além de uma unidade móvel instalada em um contêiner.