Página Inicial > Notícias > Mensagem do Reitor do IFMA – Dia da Educação

• publicado 28/04/2021 13h03
  • última modificação 28/04/2021 13h03

Carlos Cesar Teixeira Ferreira – Reitor do Instituto Federal do Maranhão

A educação é o maior e mais precioso ativo de uma sociedade. É necessário preservar a sua qualidade, aprimorar processos e metodologias, de forma contínua, para que os resultados se concretizem em prol de uma sociedade cada vez melhor. Em nossa atuação, a educação que o IFMA vem proporcionando ao Maranhão tem se pautado pela inovação, pela inclusão, pelo respeito à diversidade, à pluralidade e pela construção do espírito crítico, solidário e empreendedor.

Estamos avançando, em plena situação de emergência sanitária, com a cooperação e o compromisso de toda a comunidade do IFMA para alcançarmos as metas institucionais.

Portanto, neste 28 de abril – dia da Educação – o momento é de homenagearmos, indistintamente, a todos os profissionais que atuam no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão: professores, administrativos e terceirizados.

Mas, também, não se pode abordar este dia sem honrar os personagens principais da nossa instituição: os estudantes. De todas as matizes, do ensino técnico, do ensino superior, mestrado, doutorado, educação no campo, educação de jovens e adultos, da formação inicial e continuada.

Estamos todos ansiosos pelo retorno à rotina presencial do IFMA, em todos os seus pontos de presença, para vivenciarmos a cultura escolar. Cada prédio, cada sala, cada profissional, cada colega de sala, cada professor, cada detalhe carrega histórias e desperta memórias que marcam profundamente as nossas vidas.

Mas precisamos honrar os nossos mortos e respeitar a vida: o bem mais precioso de cada um!

Que o nosso retorno possa se dar em breve, com segurança, em prol do bem de todos, com vacina para todos. Enquanto isso, continuemos inovando, estudando e compartilhando conhecimento nas formas que as tecnologias nos proporcionam.

professor Carlos Cesar Teixeira Ferreira
Reitor do FMA