Página Inicial > Notícias > Lançado edital de Apoio à Iniciação Tecnológica com Foco no Ensino de Programação Aplicada

Inscrições vão até o dia 14 de maio, pelo SUAP.
  • publicado 29/04/2021 23h07
  • última modificação 29/04/2021 23h07

O Instituto Federal do Maranhão, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, está com as inscrições abertas para submissão de projetos ao Edital de Apoio à Iniciação Tecnológica com Foco no Ensino de Programação Aplicada. O objetivo é selecionar projetos de iniciação tecnológica do IFMA que serão submetidos em proposta institucional ao Edital de chamamento público 01/2021 – Apoio à iniciação tecnológica com foco no ensino de programação aplicada, aqui denominado Edital Nacional (disponível no link)  para o desenvolvimento de ações de formação em programação aplicada de estudantes dos 02 (dois) últimos anos do ensino fundamental das redes públicas de ensino.

As inscrições devem ser feitas pelo SUAP até o dia 14 de maio, e serão realizadas mediante o preenchimento do modelo de projeto (Anexo I), disponibilizado na página. Os projetos de iniciação tecnológica devem ter como foco o ensino de programação aplicada para estudantes dos 02 (dois) últimos anos do ensino fundamental, das redes públicas municipais e estaduais de educação básica,
separadamente ou em conjunto, utilizando ferramentas que facilitem o aprendizado dos estudantes, como por exemplo Arduino, Raspberry Pi, softwares e kits de robótica; cada projeto deverá prever o atendimento a, no mínimo, 280 (duzentos e oitenta) beneficiários, que deverão ser estudantes dos 02 (dois) últimos anos do ensino fundamental, das redes públicas municipais e estaduais de educação básica, separadamente ou em conjunto e os beneficiários devem ser, necessariamente, estudantes dos 02 (dois) últimos anos do ensino fundamental, das redes públicas municipais e estaduais de educação básica. Estudantes do IFMA não serão contados como beneficiários.

As equipes executoras dos projetos poderão ser constituídas pelos seguintes integrantes bolsistas:
Coordenador/a, Extensionista, Colaborador/a Externo/a e Monitores/as. Serão selecionados até 05 (cinco) projetos das unidades do IFMA neste edital, que serão submetidos em uma “proposta institucional” para o processo seletivo do Edital Nacional, sendo que somente os que forem aprovados no Edital Nacional serão apoiados com recursos concedidos pelo mesmo. O valor máximo disponível no Edital Nacional, entre infraestrutura e bolsas, é de R$ 90.083,33. O processo seletivo terá duas etapas: análise documental e avaliação dos projetos. O resultado final está previsto para o dia 26 de maio.

dúvidas sobre o processo de inscrição/documentação devem ser enviadas para o e-mail
[email protected], até as 24 horas do prazo máximo para envio de dúvidas sobre inscrição previsto no cronograma Confira todos os detalhes do processo seletivo acessando a página.