Página Inicial > Notícias > Parceria disponibiliza livros digitais aos Campi Caxias e Timon

Parceria disponibiliza livros digitais aos Campi Caxias e Timon

Usuário terá acesso gratuito a audiolivros e eBooks através da Biblioteca Digital Tocalivros
  • Com informações do IFMA Campus Caxias
  • publicado 04/05/2021 10h47
  • última modificação 04/05/2021 10h47

Mais de dois mil audiolivros e cinco mil eBooks estão disponíveis gratuitamente para os usuários das bibliotecas dos Campi Caxias e Timon do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). A disponibilização do conteúdo digital ocorre através da “Biblioteca Digital Tocalivros”, plataforma que oferece materiais de variados temas, proporcionando uma maior interação, além de fornecer conteúdo e entretenimento.

A Biblioteca  Professor Luis Queirois, do Campus Caxias, foi uma das 149 instituições selecionadas em todo o País no projeto, que é fruto de parceria entre a Recode e Tocalivros. Além de oferecer o acervo, os parceiros realizam formações com as instituições para que os profissionais possam estar capacitados na utilização da ferramenta e, assim, oferecer um suporte ainda mais preciso aos usuários. A Recode também acompanha as bibliotecas e incentiva o uso da novidade, que caminha na direção do empoderamento digital.

Como acessar – Estudante, servidor ou prestador de serviço dos Campi Caxias e Timon podem fazer o cadastro. Além deles, qualquer pessoa que reside em Caxias também pode ter acesso ao acervo digital.

O acesso pode ser feito pelo site ou através do aplicativo disponível em iOS e Android (veja os links abaixo). Totalmente acessível, a ferramenta permite ouvir e ler off-line e sem limites quanto a acessos ou associados.

Antes de acessar, é necessário fazer o cadastro. Assim que for finalizada a análise, o acesso será liberado pelas gerenciadoras da biblioteca, as bibliotecárias Eliana Mendes e Ianna Lustosa. Para mais informações, entre em contato através do e-mail [email protected], ou acesse aqui a página da Biblioteca Professor Luis Queirois.

O projeto Biblioteca Digital Tocalivros – A plataforma levou 18 meses para sair do papel. Trata-se de um marco na história do setor do livro e da leitura no Brasil com um trabalho de empoderamento digital e na formação de novos leitores. “Grande parte das bibliotecas realizam um trabalho de resistência frente a tantas dificuldades de acesso, modernização e garantia de seus serviços, principalmente neste período da pandemia”, frisa a bibliotecária e analista de projetos na Recode, Hanna Gledyz. Para Ricardo Campos, sócio-diretor da Tocalivros, os benefícios de um espaço digital vão além de dispensar o físico. “O digital chega onde o espaço físico não consegue. Está no celular, no computador, dentro de casa, onde você quiser. Não tem o peso de carregar um livro porque está dentro do aparelho em todos os lugares”, pondera.

Sobre a Recode – Fundada há 25 anos, a Recode está presente em 9 países com 1.152 centros de empoderamento digital e já atingiu mais de 1,752 milhão de pessoas. Atuam em parceria com centros comunitários, escolas públicas e bibliotecas que oferecem metodologia para desenvolver nos jovens habilidades digitais e competências socioemocionais, estimulando o protagonismo e o potencial da nova geração como agentes de transformação social. A Biblioteca Professor Queirois oferece cursos on-line em parceria com a Recode. Clique aqui e saiba mais.

Sobre a Tocalivros – Há seis anos no mercado de audiolivros, a Tocalivros possui em seu acervo milhares de audiolivros e eBooks. E a facilidade ocorre também nos planos e assinaturas: individual ou ilimitada. Para mais informações, acesse o site.