Página Inicial > Notícias > Pesquisa avalia consumo de leite e derivados lácteos na mesorregião de Caxias

Pesquisa avalia consumo de leite e derivados lácteos na mesorregião de Caxias

A pesquisa é inédita na mesorregião e busca participantes nos municípios de Aldeias Altas, Caxias, Codó, Coelho Neto, Matões, Parnarama, São João do Soter e Timon
  • publicado 05/05/2021 11h45
  • última modificação 05/05/2021 11h45

Maria da Penha no desenvolvimento da pesquisa.

Investigar o perfil do consumidor de leite e derivados lácteos na mesorregião de Caxias. Esse é objetivo de uma pesquisa conduzida por Maria da Penha Silva do Nascimento, zootecnista pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias e mestranda em Ciência Animal pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). A pesquisa é orientada por Maria Christina Sanches Muratori, professora UFPI, e coorientada por Rodrigo Maciel Calvet, professor do IFMA Campus Caxias.

O estudo é inédito na mesorregião e busca participantes nos municípios de Aldeias Altas, Caxias, Codó, Coelho Neto, Matões, Parnarama, São João do Sóter e Timon.

Clique aqui e responda, em poucos minutos, ao questionário!

Maria da Penha ressalta que a contribuição trará benefícios para a sociedade e a comunidade acadêmica. Segundo ela, através desta pesquisa, serão coletadas informações que possibilitarão melhorar a produção, a qualidade e a oferta dos produtos beneficiados e comercializados na mesorregião de Caxias/MA.

A participação é voluntária, sendo que em nenhum momento a identidade do participante será revelada. “Os resultados da pesquisa serão publicados em revista científica e periódico e, ainda assim, a identidade dos pesquisados será preservada”, afirma a mestranda. O formulário fica disponível até o dia 31 de maio.

Perfil da ex-aluna

Professor Rodrigo Calvet e Maria da Penha

Atualmente, Maria da Penha Silva do Nascimento se dedica ao mestrado na UFPI com apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Durante sua graduação no IFMA, ela participou de projetos de pesquisas, monitorias e recebeu premiações.

No IFMA, Maria da Penha Nascimento atuou em duas monitorias, sendo uma remunerada na disciplina Morfologia Vegetal e outra não remunerada na disciplina Nutrição de Não Ruminantes. Em sua participação no III Universo IFMA, em 2017, ela recebeu a premiação pelo segundo lugar na apresentação oral. Ainda no curso de Zootecnia, a ex-aluna apresentou e publicou trabalhos em eventos científicos, como X Simpósio Paraibano de Zootecnia 2016, VII CBQL 2017, XII Connepi 2018 e Zootec 2018.

Ao encerrar a graduação, em 2018, Maria da Penha recebeu a premiação de honra ao mérito pelo maior índice de rendimento acadêmico na 1ª turma de Zootecnia do IFMA Campus Caxias. “Maria da Penha sempre se mostrou muito interessada em aprender. Além disso, foi dedicada e compromissada com o desenvolvimento de suas atividades acadêmicas e de pesquisa. Por isso, é muito gratificante participar de mais uma etapa de sua carreira”, frisou Rodrigo Calvet.