Página Inicial > Notícias > Programas de pós-graduação do IFMA são destaque no site da Capes

Programas de pós-graduação do IFMA são destaque no site da Capes

Projetos inovadores dos programas de pós-graduação em Química, Engenharia de Materiais e Mecânica ganharam destaque.
  • Assessoria de Comunicação, com informações da CCS/CAPES
  • publicado 19/05/2021 18h21
  • última modificação 19/05/2021 18h21

Os programas de pós-graduação em Química, Engenharia Mecânica de de Materiais do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) ganharam destaque nesta terça-feira (18) no site da  Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com uma matéria que destaca o trabalho dos programas para o desenvolvimento integral do estado do Maranhão. O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFMA, Rogério Teles, foi a principal fonte ouvida na matéria.

No Programa de Pós- Graduação em Química, ganhou destaque na matéria o projeto Química, Energia e Recursos Hídricos, que será executado com o apoio do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) na Amazônia Legal, da CAPES. Esse projeto de Química será desempenhado em nível de mestrado e doutorado, conforme explicou Rogério Teles, responsável pela proposta. Com essas atividades, o grupo vai “proporcionar ao estado do Maranhão conteúdo científico-tecnológico relevante para o seu desenvolvimento integral”, defendeu o pró-reitor.

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais vai produzir cimentos geopolíméricos, com baixa emissão de CO2, elaborado a partir de resíduos de cinzas provenientes de indústrias localizadas na região amazônica, como alternativa ao cimento Portland – feito à base de queima de argila e calcário. Já o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica vai trabalhar o reaproveitamento de diferentes biomassas agrícolas, como palhas de soja, milho e cana, caroços de buriti e açaí, cascas de arroz e babaçu.

Confira a matéria completa no site.