Página Inicial > Notícias > IFMA promove audiências públicas sobre a forma de ingresso de estudantes a partir de 2022

As propostas elaboradas pela comunidade maranhense serão discutidas em fórum estadual em junho
  • Cláudio Moraes
  • publicado 24/05/2021 17h42
  • última modificação 27/05/2021 10h19

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) deu início, na semana passada, ao cronograma de audiências públicas, em todo o estado, para discutir a forma de ingresso de novos estudantes na instituição a partir do próximo ano.

A primeira audiência pública foi organizada pelo IFMA Campus Codó, no dia 19 de maio, por meio da plataforma on line google meet, com transmissão simultânea pelo canal da Diretoria de Desenvolvimento Educacional do campus no YouTube.

O encontro contou com a participação do diretor geral do campus, Wady Lima, de profissionais do campus e de representantes estudantis, dos pais, do Ministério Público e da comunidade local.

Nesta segunda-feira (24/05), a audiência foi realizada com organização do IFMA Campus Pedreiras com a participação do pró-reitor de Ensino e Assuntos Estudantis (PRENAE) Maron Gomes, do diretor geral do campus, José Cardoso, da chefe do Departamento de Ensino Técnico da PRENAE, pedagoga Márcia Santos, representantes estudantis, dos pais, e da comunidade local.

Audiências em todo o Maranhão

As audiências em todo os 29 campi devem ser realizados até o dia 01 de junho.

Nesta etapa será discutida a minuta elaborada pela PRENAE e será realizada a coleta de contribuições pela comunidade para a construção da política. Nessas reuniões promovidas pelos campi, serão escolhidos, ainda, representantes para o fórum estadual que irá se reunir no mês de  junho e debater acerca das propostas coletadas em todo o Maranhão. E, por fim, o documento será encaminhado ao Conselho Superior da instituição (CONSUP) para deliberação final.

Além da possibilidade da comunidade maranhense poder participar das audiências, ela pode apresentar contribuições, por meio da página oficial, até o dia 31 de maio.

Para contribuir com críticas ou sugestões, basta acessar Página da Política de Acesso Discente e clicar na última aba dessa página, no link “Contribuições”.

A minuta inicial do documento está disponível na Página da Política de Acesso Discente, como ponto de partida, para apreciação da comunidade. “Teremos a representatividade de todos os campi do IFMA na construção do documento”, afirmou a chefe do Departamento de Graduação da Pró-Reitoria de Ensino e Assuntos Estudantis do IFMA (PRENAE), pedagoga Simone Santos. A afirmativa foi feita no encerramento do Seminário “Trajetórias para a Construção da Política Institucional de Acesso Discente do IFMA”, durante a realização do painel “Panorama dos processos de seleção para ingresso discente no Instituto Federal do Maranhão”, na tarde de sexta-feira, 23/04.

Saiba mais

A Política de Acesso Discente é o conjunto de princípios e diretrizes que estabelecem a concepção, a organização para a implantação de ações que promovam o acesso de estudantes aos cursos técnicos de nível médio e de graduação, em consonância com a Lei nº 11.892/2008, com o Projeto Pedagógico Institucional, com o Plano de Desenvolvimento Institucional do IFMA, com a Política de Assistência Estudantil e de acordo com as demais legislações vigentes.

resolução da política, proposta pela Pró-reitoria de Ensino e Assuntos Estudantis (PRENAE), estabelece que o acesso aos cursos técnicos e superiores será realizado mediante processo público, cujos critérios e normas específicas deverão estar em conformidade com a legislação vigente e com as normas gerais do IFMA.

O documento define e detalha propostas de formas de acesso de estudantes aos cursos do IFMA, como sorteio público, questionário socioeconômico, análise de desempenho escolar e Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Os diferentes tipos de curso e suas formas de oferta adotarão modelo de processo seletivo disposto na resolução.

O documento também trata das etapas do processo de acesso, bem como sobre quem será responsável pela execução e condução.

Para o debate nas audiências, é recomendável que os interessados efetuem a  leitura integral da minuta e do documento norteador da Política de Acesso Discente do IFMA, objeto de análise durante a audiência, disponíveis na página https://prenae.ifma.edu.br/politica-de-acesso-discente/.

Confira o calendário já confirmado das audiências

1. Codó – 19/05
  2. Pedreiras – 24/05
  3. Bacabal – 25/05
  4. Zé Doca – 25/05
  5. Mangabeiras – 26/05
  6. Barreirinhas – 26/05
  7. Santa Inês – 27/05
  8. Caxias 27/05
  9. Carolina – 27/05
  10. Imperatriz – 27/05
  11. São José de Ribamar – 27/05
  12. Viana – 27/05
  13. Presidente Dutra – 27/05.
  14. São João dos Patos – 28/05
  15. Açailândia – 28/05