Página Inicial > Notícias > IFMA entrega Fábrica de Inovação do Campus Alcântara

IFMA entrega Fábrica de Inovação do Campus Alcântara

Solenidade de entrega ocorreu na manhã do dia 26 de maio e contou com a presença de ministros de estado, deputados federais e outras autoridades.
  • publicado 26/05/2021 22h36
  • última modificação 26/05/2021 22h51

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) inaugurou na manhã desta quarta-feira (26), no Campus Alcântara, um novo laboratório tecnológico do projeto Fábrica de Inovação, com equipamentos de alta tecnologia, o que possibilitará a realização de projetos com a cooperação de organizações públicas e privadas para o estímulo à pesquisa e ao desenvolvimento regional. A solenidade de entrega à comunidade integrou a programação oficial da 8ª Reunião Ordinária da Comissão Integrada de Desenvolvimento para o Centro Espacial de Alcântara (CDI-CEA) e contou com a presença do Reitor do IFMA, professor Carlos Cesar Teixeira Ferreira, do Ministro da Educação, Milton Ribeiro e do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes.

Além das três autoridades já citadas, fizeram parte da mesa de abertura os deputados federais Aloisio Mendes, dr. Gonçalo, pastor. Gil e Luís Miranda, o prefeito de Alcântara, padre William Guimarães da Silva, o secretário da Secretaria de Educação Profissional SETEC/MEC Wandenberg Venceslau dos Santos, o presidente da Agência Espacial Brasileira, Carlos Moura, o diretor-geral do IFMA Campus Alcântara, Jorge Renato da Silva e o diretor do Centro de lançamento de Alcântara, Coronel Marcelo de Sousa.

O primeiro ato após a formação da mesa foi a assinatura do acordo de cooperação técnica entre o IFMA e a prefeitura de Alcântara, assinados pelo reitor do IFMA e prefeito de Alcântara. O objeto do acordo é oferecer capacitação aos professores e promover a iniciação científica e tecnológica aos estudantes da rede municipal em um ambiente que integra ensino, pesquisa e extensão de forma indissociável com a finalidade de contribuir para a melhoria dos indicadores socioeconômicos da região. Em seguida, ocorreu o descerramento oficial da placa de entrega da fábrica de inovação do Campus Alcântara, com a participação dos ministros Milton Ribeiro, Marcos Pontes, do reitor Carlos Cesar e do diretor do campus, Jorge Renato.

O diretor do Campus Alcântara, Jorge Renato, comentou em seu discurso que “a fabrica de inovação é um momento singular para o instituto e nosso campus. Agradeço ao reitor pelo desafio e apoio pra conseguir o sucesso neste momento. É um espaço dedicado ao ensino, pesquisa e extensão para os alunos da região”, destacou o diretor. Ele aproveitou ainda para entregar simbolicamente os primeiros produtos da fábrica, 250 máscaras faciais que serão doadas à Secretaria de Saúde de Alcântara para ajudar no combate e prevenção da covid-19. “Louvamos ao Deus que nos proporciona alegrias como essa. nós, autoridades, precisamos saber dimensionar o agradecimento por este evento. Parabenizamos o IFMA por esta fábrica e que todos os dias inovemos em prol da melhoria da educação”, disse em seu discurso o prefeito de Alcântara.

O reitor do IFMA, Carlos Cesar, em seu discurso, destacou que o IFMA “experimenta nesta manhã o brilhantismo de estar contribuindo para o desenvolvimento do município de Alcântara e do estado do Maranhão. Estamos aqui, também, para contribuir com o desenvolvimento de projetos sociais, tão necessários. Nosso desejo é também extrapolar as barreiras do instituto, e assinamos um acordo de cooperação com a prefeitura para que os jovens do entorno de Alcântara possam vir até o campus experimentar na prática o que é a extensão e receber conhecimento. Queremos consolidar esses projetos porque entendemos que eles farão a diferença no Maranhão”, enfatizou Carlos Cesar.

O ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontoes comentou em seu discurso que inovação parte de cooperação. “Temos muitas organizações aqui juntas, como força aérea, ministério da agricultura, FIEMA, congresso nacional, prefeitura, agência espacial, Ministério da Educação, da família, do Turismo, Universidade Federal do Maranhão, e essa união é muito boa. Que os alunos da região possam vir pra cá, construir seu sonhos e transformar em realidade, a escola é o lugar onde é possível acontecer os sonhos. Tenho certeza que, juntos, vamos a fazer acontecer e os jovens terão seus sonhos realizados”, afirmou o ministro. O ministro da Educação, Milton Ribeiro, iniciou seu discurso destacando uma das profecias do profeta Zacarias, que diz que não devemos desprezar os pequenos começos. “Quando a gente entra num laboratório de inovação parece algo tão simples, mas toda longa caminhada começa com o primeiro passo. Quero ver coisas boas saindo daqui de Alcântara para o bem do Brasil. O talento dos jovens brasileiros é admirável. Parabéns ao IFMA”, finalizou o ministro.

A solenidade completa está disponível no canal da TV IFMA no Youtube.

Fábrica de Inovação

Integrante do portfólio de Projetos Estratégicos do IFMA, a Fábrica de Inovação  tem como principal objetivo prestar serviços inovadores para a comunidade, por meio do levantamento de problemas reais e a busca por soluções com a Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). A proposta é também integrar ensino, pesquisa e extensão no dia a dia dos estudantes, fazendo com que eles se esforcem para desenvolver a vertente empreendedora e da inovação a partir dos conhecimentos adquiridos no IFMA. A Fábrica de Inovação também tem como foco o estimulo às parcerias entre instituições de pesquisa e organizações públicas e privadas  e o intercâmbio entre instituições parceiras para qualificação de recursos humanos.

Hoje, cinco unidades da Fábrica de Inovação estão em funcionamento no IFMA, sendo quatro fixas nos campi São Luís – Monte Castelo, Caxias, Bacabal e Santa Inês, além de uma unidade móvel instalada em um contêiner. A Fábrica do Campus Alcântara é a sexta em funcionamento.