Página Inicial > Notícias > Lançado regulamento geral dos Jogos Eletrônicos do IFMA

Lançado regulamento geral dos Jogos Eletrônicos do IFMA

Inscrições podem ser feitas entre os dias 01 e 08 de junho, nas modalidades League of legends (Riot Games), Free Fire (Garena) e Xadrez Arena (lichess). Competição acontece no final de junho.
  • publicado 26/05/2021 18h08
  • última modificação 01/06/2021 11h01

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) lançou o regulamento geral dos Jogos Eletrônicos do IFMA (E-JIFMA GAMES 2021), que acontece entre os dias 23 e 30 de junho, e cujas inscrições estarão abertas entre os dias 01 e 08 de junho. Os estudantes devem se inscrever no SUAP, anexando a documentação exigida no regulamento; e serão validadas pelos chefes de delegação dos 25 campi do IFMA participantes da competição, obedecendo o quadro de vagas da etapa estadual, disponível no regulamento. Podem participar estudantes regularmente matriculados no IFMA (nível médio técnico, superior e pós-graduação), com frequências nas aulas e que tenham participado das etapas locais dos jogos.

Os E-JIFMA GAMES 2021 tem como principais objetivos Oportunizar a prática do E-Sport entre os Campi do  IFMA, promovendo colaboração e cooperação entre os valores morais e sociais entre os pares; agregar valores e estabelecer hábitos que ampliem os conhecimentos e contribuam para a melhoria da saúde e da qualidade de vida dos alunos; favorecer a interação entre discentes, docentes, técnicos administrativos, dos Campi
e sociedade em geral, entre outros.

Serão disputadas as modalidades League of legends (Riot Games), com formulário de inscrição disponível no link (somente os chefes de delegação devem preencher para esta modalidade),  Free Fire (Garena), com o formulário de inscrição no link e Xadrez Arena (lichess), com inscrições no link. Não haverá premiação física para os vencedores do evento. Os estudantes-atletas e equipes que conquistarem as três primeiras posições serão registrados no hall de vencedores do evento.

Segundo a coordenadora de Arte, Cultura e desporto do IFMA, Mayara Karla Anunciação, “o E-JIFMA Games edição 2021 não surge em substituição ao JIFMA, que são nossos Jogos desportivos tradicionais. A proposta do E-JIFMA Games surge junto com a adesão do IFMA aos E-JIF Games Nacional, que estão sendo organizados pelo COJIF. O E-JIFMA GAMES, para a nossa instituição, se torna um marco, pois é a primeira vez que estamos realizando jogos eletrônicos na de forma sistêmica e de formato remoto. A perspectiva é de inclui-los em nosso calendário institucional, fortalecendo o desenvolvimento do e-Sport no IFMA. Atualmente, se torna fundamental que nossas ações esportivas sejam desenvolvidas de forma remota, mas que permitam uma integração entre nossos estudantes, possibilitando também a competição em grupos, mesmo que nossos estudantes estejam em locais diferentes. Os jogos eletrônicos também podem propiciar o desenvolvimento de habilidades como a criatividade, memória, atenção, concentração, agilidade, disciplina, ética, companheirismo, respeito o que poderá favorecer o desenvolvimento físico, cognitivo, moral, social e afetivo dos estudantes-atletas”, explica.

Confira todos os detalhes da competição no regulamento geral, acessando a página.