Página Inicial > Notícias > Livro traz artigos de acadêmicos e professores do Campus Mangabeiras

Livro traz artigos de acadêmicos e professores do Campus Mangabeiras

Publicação da Editora do IFMA reúne trabalhos de pesquisadores de Ciências Biológicas, na modalidade PARFOR
  • publicado 21/06/2021 12h19
  • última modificação 21/06/2021 12h19

Matriculados no 5º período de Ciências Biológicas, sete acadêmicos do curso superior de licenciatura do campus do IFMA em São Raimundo das Mangabeiras publicaram três artigos no livro “Os caminhos da Pesquisa no PARFOR – Volume 2”, lançado pela Editora do Instituto (EdIFMA). O curso dos estudantes pesquisadores é oferecido no âmbito do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), e os trabalhos contaram com a parceria dos respectivos professores orientadores.

A publicação foi organizada por Eliane Maria Pinto Pedrosa, Yrla Nívea Oliveira Pereira (ambas docentes do Campus Monte Castelo), com a colaboração de Gilmar Silvério da Silva (professor na mesma unidade), Ana Patrícia Silva de Freitas Choairy (Centro Histórico), Ivesmary Loureiro Ribeiro Magalhães (São José de Ribamar) e Luciano Gomes Neto (Alcântara), e resultou de chamada para submissão de artigos (Edital Nº 137/2019, da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação | PRPGI), o qual consistia em um programa de apoio para publicação de livros eletrônicos (e-book).

Acesse as publicações da EdIFMA

Quando escreveram os artigos, os acadêmicos ainda estavam cursando o 2º período de Ciências Biológicas. Posteriormente, o professor Gileno Santos Moreira, atual coordenador do curso, fez a divulgação e motivou estudantes e professores a submeterem artigos para o edital (informações abaixo sobre as pesquisas).

Inglês instrumental

Com orientação do docente Tiago da Costa Barros Macedo (Inglês), o artigo “O inglês instrumental como abordagem interdisciplinar de ensino e aprendizagem das ciências biológicas” tem autoria de Leonardo Ribeiro Maya, Maria Félix Oliveira Camarço, e Tânia Maria Costa Barros. O trabalho apresenta um relato de experiência didática referente ao ensino e aprendizagem da disciplina Inglês Instrumental no curso, com ênfase em um seminário de apresentações sobre temas ligados à área de Biologia. Os resultados mostraram que o ensino e aprendizagem do Inglês Instrumental como abordagem interdisciplinar pode contribuir para o desenvolvimento da leitura de diferentes gêneros acadêmicos das Ciências Biológicas, bem como promover a autonomia dos aprendizes.

Ensino de Ciências

O artigo de Orlando Wagner Pereira Gomes e Arinalde Santana Martins dos Santos tem como título “Atividade prática como motivação para o ensino de Ciências: um relato de experiências com os alunos da Unidade Escolar Padre Dino Vitaline”, e teve orientação do professor Eduardo Henrique Albuquerque do Nascimento. O foco é a experiência desenvolvida junto à unidade escolar localizada em São Raimundo das Mangabeiras, com os alunos do 4º ano, da professora Arinalde Santana Martins dos Santos (membro do relato). Através do trabalho, a expectativa foi despertar o interesse dos alunos pelo estudo das ciências, motivando-os e mostrando que todo aluno é capaz de assimilar um conteúdo, por mais complexo que seja. O trabalho apresenta uma proposta de motivação aplicada ao ensino da disciplina, estimulando a curiosidade dos alunos em contato com experimentos e palestras desenvolvidos durante uma visita à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida pelo Campus Mangabeiras.

Violência de gênero

De autoria de Agmas Almeida Alves e Iêda Reis de Melo, orientadas pela professora Emanuelle Chaves, o artigo “Desigualdade de Gênero: uma breve análise da violência contra as mulheres” evidencia que abordar a desigualdade de gênero é necessário, em vista do contexto social atual. O trabalho busca compreender e desconstruir paradigmas defasados embasados por machismo, preconceito e mesmo discriminação, além de fazer uma análise da problemática de gênero no que se refere às desigualdades, sobretudo, a violência contra mulher, e abordando conceitos através de bibliografia voltada para o tema. As pesquisadoras destacam a legislação brasileira e suas mudanças, como novos direcionamentos de políticas públicas para lidar com essa questão.

GALERIA DE IMAGENS

– Curso de Ciências Biológicas (PARFOR) no Campus Mangabeiras –