Página Inicial > Notícias > Egressa do IFMA lança livro sobre ensino de Física com maquetes, mapas conceituais e lapbooks

A obra foi originada da dissertação de mestrado de Gyuliana Ribeiro, com orientação do professor Fábio Sales
  • Cláudio Moraes
  • publicado 02/07/2021 17h56
  • última modificação 02/07/2021 17h57

“A Utilização de Lapbooks para o Ensino das Leis De Kepler”. Esse é o título do e-book de autoria de Gyuliana Pinheiro Ribeiro, graduada em Física pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus São Luís Monte Castelo. A obra tem co-autoria do professor do campus, Fábio Henrique Silva Sales, e da professora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Karla Cristina Silva Sousa.

Com selo da EDUFMA, o e-book com 55 páginas foi elaborado no início deste ano e é resultado do projeto da dissertação de mestrado de Gyulinana em Ensino de Física (UFMA). Sob orientação de Fábio Sales e co-orientação de Karla Cristina Sousa, o projeto foi aplicado em uma escola pública do estado.

O e-book apresenta um planejamento de dez aulas de cinquenta minutos para trabalhar o tema “Leis de Kepler” com turmas do primeiro ano do Ensino Médio que podem ser inseridas no cronograma dos conteúdos da disciplina de Física.

Para acessar o livro, clique neste link.

A metodologia aplicada para o desenvolvimento das aulas foi a partir da construção de uma sequência de ensino investigativa. O propósito é analisar o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem em sala de aula, alinhada a uma abordagem conceitual adequada à teoria dos campos conceituais desenvolvida pelo psicólogo francês Gérard Vergnaud (1933).

A sequência de ensino contém um conjunto de situações (que são as atividades desenvolvidas pelos alunos em sala) distribuídas em cinco momentos pedagógicos, potencialmente favoráveis ao desenvolvimento dos conceitos e dos campos conceituais, como  atividades demonstrativas do fenômeno abordado; maquetes demonstrativas de baixo custo, construção de mapas conceituais e oficina de lapbook.

Todo material foi elaborado com o propósito de motivar e enriquecer as aulas dos professores do Ensino Médio, sobre as Leis de Kepler, que é um conteúdo introdutório da gravitação universal com pouco recurso pedagógico acessível, principalmente aos alunos de escolas públicas.

Os autores:

Gyulianna Pinheiro Ribeiro

Graduada em Física pelo Instituto Federal do Maranhão (2015) e Mestre em Ensino de Física pelo Programa de Pós-graduação do Mestrado Nacional de Ensino de Física – UFMA. Atualmente é professora lotada na Secretaria de Estadual de Educação do Maranhão. Tem experiência na área de Física e Ensino de Física.

Fábio Henrique Silva Sales

fsales

Doutor e em Física da Matéria Condensada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Licenciado em Física pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). É professor do Departamento de Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Campus São Luís – Monte Castelo. Professor do Programa de Pós – Graduação em Engenharia de Materiais do IFMA. Vice-Coordenador do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – Pólo 63 (MNPEF/SBF/CAPES). Professor Permanente do Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física-PROFIS da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Karla Cristina Silva Sousa

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão, onde obteve o título de Mestre em Educação. Possui Especialização em Supervisão e Gestão Escolar pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). É docente do Mestrado Profissional do Ensino de Física/UFMA.

Assunto(s): ensino , física , LAPBOOK