Página Inicial > Notícias > Curso de espanhol do IFMA auxilia alunos de todo o país a superar desafios

Curso de espanhol do IFMA auxilia alunos de todo o país a superar desafios

Com a pandemia, o curso de extensão, criado em 2017, passou a ser oferecido de modo on-line, para estudantes de todo o Brasil.
  • publicado 06/07/2021 11h45
  • última modificação 06/07/2021 11h45

Por meio de um curso de extensão de espanhol, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) tem auxiliado estudantes de todo o país a superar desafios profissionais e pessoais. Com a pandemia de Covid-19, o ensino passou a ser oferecido on-line, com professores de espanhol de diversos campi da instituição, o que permitiu que alunos de diversas escolas e universidades participassem das aulas e conquistassem seus objetivos.

Lucas Paiva

Um dos exemplos é o estudante Lucas Paiva, graduado em Engenharia Elétrica e mestrando em Ciência da Computação, ambos na Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, onde mora. Ele se inscreveu no Curso de Espanhol Básico do IFMA – Campus Avançado Carolina para conseguir se comunicar melhor com a família de sua namorada, que é peruana. No meio do curso decidiu realizar um exame de proficiência, o primeiro de sua vida, e foi aprovado.

Janice Pacheco

Outra história de destaque é a da estudante Janice Pacheco, de Porto Alegre – Rio Grande do Sul. Ela é mestranda em Educação e licenciada em Filosofia. Depois de tentar por duas vezes a prova de proficiência em Língua Espanhola e não conseguir aprovação e não ter condições de arcar com curso ou professor particular, Janice Pacheco recebeu de um amigo o edital do IFMA. Decidiu se inscrever no Curso Básico de Espanhol do IFMA – Campus Avançado Carolina, foi selecionada e desde março participa do curso que será finalizado em julho. No final de maio, Janice Pacheco realizou a prova de Proficiência em Espanhol na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Foi sua terceira tentativa. Ela disse acreditar que não conseguiria ser aprovada novamente, pois ainda estava cursando as aulas de espanhol. Mesmo sem confiança, ela realizou o teste e foi aprovada. “Além das aulas, realizava os exercícios, lia os materiais disponibilizados pelos professores e assistia séries e filmes em espanhol”, explicou a estudante.

Curso de espanhol

Os cursos de extensão voltados para o ensino de espanhol são realizados desde 2017 pelo Campus Avançado Carolina, sob coordenação da professora Duana Vieira. Ela explica que, com a pandemia de Covid-19, “foi possível tirar um sonho do papel: ofertar o curso de espanhol com professores de outros campi, trabalham neste projeto em 2021”. Trabalharam nesta edição do curso as professoras Daiane Bezerra do Campus Zé Doca e a professora Nilda Alves do Campus Maracanã.

Para as professoras, as aprovações e os relatos recebidos dos estudantes sobre a aprendizagem da língua espanhola estimulam a continuação do projeto. “São os frutos que os estudantes do Curso Espanhol Básico estão colhendo e que nos deixam imensamente felizes. Muitos entraram objetivando aprender a língua espanhola basicamente para realizar exames de proficiência das instituições públicas de ensino superior”, explicou Duana Vieira. “É algo que não tem preço e que anima ainda mais para seguir disseminando esta língua por todo o Maranhão e pelo Brasil inteiro. Em breve vamos trazer informações sobre as ofertas de Espanhol para o Semestre 2021.2”, informou a coordenadora do curso.