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Servidora da PRENAE lança livro sobre gestão democrática na educação pública

De autoria da pedagoga Giselle Azevedo, volume resulta de suas pesquisas no programa de mestrado em Educação
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 07/07/2021 11h59
  • última modificação 07/07/2021 11h59

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Questão das mais debatidas no âmbito da educação brasileira, a gestão democrática é tema do livro da pedagoga Giselle Ferreira Amaral de Miranda Azevedo, servidora do IFMA que atua na Pró-reitoria de Ensino e Assuntos Estudantis (PRENAE). Com o título “Gestão Democrática e Projeto Político Pedagógico: entre a ilusão e a realidade no cotidiano de uma escola pública”, a obra lançada em maio pela Appris Editora é resultado de pesquisa realizada pela autora no programa de mestrado em Educação da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), envolvendo a comunidade escolar do IFMA.

“Meu objetivo ao desenvolver este estudo, ouvindo os sujeitos que fazem parte da realidade escolar, foi indagar, compreender, analisar como a coisa se manifesta naquele contexto, ou seja, naquele fenômeno, e como ao mesmo tempo nele se esconde, apreendendo dialeticamente, estabelecendo relações com o todo, e não simplesmente acumulando informações isoladas”, disse Giselle Azevedo, informando que selecionou para a análise documentos oficiais da instituição, com destaque para o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Instituto e o Projeto Político Pedagógico (PPP) do Campus Monte Castelo (São Luís), onde se realizou a pesquisa de campo com 162 participantes, dentre alunos, gestores, professores e coordenação pedagógica. A obra traz ainda uma retrospectiva histórica dos estudos sobre administração escolar no país, com o surgimento da escola clássica de administração, assim como a concepção de gestão democrática, fazendo interfaces com a perspectiva gerencial. Traz-se à tona a realidade de uma escola pública que tem avanços e desafios a trilhar no contexto de fortes ataques à democracia no país e no mundo.

Segundo a autora, o interesse em aprofundar os estudos na área da gestão, no sentido de compreender a concepção de gestão democrática, surgiu da atuação como pedagoga e do trabalho direto com educação profissional de nível médio. Em relação aos documentos analisados, a pesquisa identifica o que está contemplado no PDI e PPP do Campus e estabelece comparações com a realidade vivenciada pela comunidade escolar. Dessa forma, com base na própria vivência profissional, algumas inquietações surgiram e motivaram a busca por respostas a questionamentos em torno da concepção de gestão presente nos documentos.

“Acredito ser de relevância institucional para que estimulem outros pesquisadores do IFMA a estudarem a realidade educacional maranhense com foco nas questões institucionais”, disse Giselle Azevedo, informando que vem trabalhando para o lançamento do livro em eventos internacionais. Segundo ela, o livro já está disponível para a aquisição em formato impresso ou digital, podendo ser encontrado no site da Appris Editora e nas maiores redes de varejo do mercado, tais como Amazon, Extra ou Americanas.

Autora

Pedagoga graduada pela UFMA e mestre em Educação pela mesma universidade, Giselle Azevedo, atualmente técnica em assuntos educacionais do IFMA, atua na linha de pesquisa “Estado e Políticas Educacionais”. Conta ainda com títulos de especialização em Gestão Escolar (Centro Universitário Dom Bosco / UNDB) e em Metodologia do Ensino Superior (UFMA). Orientadora educacional, foi professora da rede de ensino estadual do Pará e ocupou o cargo de vice-diretora da Escola Oneide de Sousa Tavares, na capital daquele Estado. Entre 2017 e 2019, foi vice-presidente da seccional Maranhão da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE).

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