Página Inicial > Notícias > Servidora da PRENAE lança livro sobre gestão democrática na educação pública

Servidora da PRENAE lança livro sobre gestão democrática na educação pública

De autoria da pedagoga Giselle Azevedo, volume resulta de suas pesquisas no programa de mestrado em Educação
  • publicado 07/07/2021 11h59
  • última modificação 07/07/2021 11h59

Questão das mais debatidas no âmbito da educação brasileira, a gestão democrática é tema do livro da pedagoga Giselle Ferreira Amaral de Miranda Azevedo, servidora do IFMA que atua na Pró-reitoria de Ensino e Assuntos Estudantis (PRENAE). Com o título “Gestão Democrática e Projeto Político Pedagógico: entre a ilusão e a realidade no cotidiano de uma escola pública”, a obra lançada em maio pela Appris Editora é resultado de pesquisa realizada pela autora no programa de mestrado em Educação da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), envolvendo a comunidade escolar do IFMA.

“Meu objetivo ao desenvolver este estudo, ouvindo os sujeitos que fazem parte da realidade escolar, foi indagar, compreender, analisar como a coisa se manifesta naquele contexto, ou seja, naquele fenômeno, e como ao mesmo tempo nele se esconde, apreendendo dialeticamente, estabelecendo relações com o todo, e não simplesmente acumulando informações isoladas”, disse Giselle Azevedo, informando que selecionou para a análise documentos oficiais da instituição, com destaque para o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Instituto e o Projeto Político Pedagógico (PPP) do Campus Monte Castelo (São Luís), onde se realizou a pesquisa de campo com 162 participantes, dentre alunos, gestores, professores e coordenação pedagógica. A obra traz ainda uma retrospectiva histórica dos estudos sobre administração escolar no país, com o surgimento da escola clássica de administração, assim como a concepção de gestão democrática, fazendo interfaces com a perspectiva gerencial. Traz-se à tona a realidade de uma escola pública que tem avanços e desafios a trilhar no contexto de fortes ataques à democracia no país e no mundo.

Segundo a autora, o interesse em aprofundar os estudos na área da gestão, no sentido de compreender a concepção de gestão democrática, surgiu da atuação como pedagoga e do trabalho direto com educação profissional de nível médio. Em relação aos documentos analisados, a pesquisa identifica o que está contemplado no PDI e PPP do Campus e estabelece comparações com a realidade vivenciada pela comunidade escolar. Dessa forma, com base na própria vivência profissional, algumas inquietações surgiram e motivaram a busca por respostas a questionamentos em torno da concepção de gestão presente nos documentos.

“Acredito ser de relevância institucional para que estimulem outros pesquisadores do IFMA a estudarem a realidade educacional maranhense com foco nas questões institucionais”, disse Giselle Azevedo, informando que vem trabalhando para o lançamento do livro em eventos internacionais. Segundo ela, o livro já está disponível para a aquisição em formato impresso ou digital, podendo ser encontrado no site da Appris Editora e nas maiores redes de varejo do mercado, tais como Amazon, Extra ou Americanas.

Autora

Pedagoga graduada pela UFMA e mestre em Educação pela mesma universidade, Giselle Azevedo, atualmente técnica em assuntos educacionais do IFMA, atua na linha de pesquisa “Estado e Políticas Educacionais”. Conta ainda com títulos de especialização em Gestão Escolar (Centro Universitário Dom Bosco / UNDB) e em Metodologia do Ensino Superior (UFMA). Orientadora educacional, foi professora da rede de ensino estadual do Pará e ocupou o cargo de vice-diretora da Escola Oneide de Sousa Tavares, na capital daquele Estado. Entre 2017 e 2019, foi vice-presidente da seccional Maranhão da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE).