Página Inicial > Notícias > Unidade de Gestão da Integridade realiza ações de combate à corrupção

Unidade de Gestão da Integridade realiza ações de combate à corrupção

• publicado 08/07/2021 17h44
  • última modificação 08/07/2021 17h56

A fim de coordenar as diversas ações de integridade pública que já são realizadas cotidianamente ou que ainda virão a ser adotadas em todas as unidades do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), foi instituída desde o ano passado a Unidade de Gestão da Integridade (UGI). O setor é responsável por conduzir um programa de integridade na instituição – ou seja, um conjunto de mecanismos e procedimentos internos para prevenir, detectar, responsabilizar e remediar fraudes, atos de corrupção, desvios de conduta e atitudes antiéticas no âmbito do Instituto.

De acordo com a definição da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o conceito de integridade diz respeito aos valores, princípios e normas éticas que buscam priorizar o interesse público sobre os interesses privados no setor público. A criação de uma Unidade de Gestão da Integridade (UGI) em órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional é determinada pela Portaria nº 57, de 4 de janeiro de 2019, da Controladoria Geral da União (CGU).

“A nossa instituição, ao longo de sua história, sempre se comportou com essas características, respeitando princípios e valores, priorizando o interesse público. O que muda agora é que, cumprindo determinações legais e tendo a integridade como valor e princípio da e para a governança pública, a gestão criou a UGI”, pontua o chefe do setor, professor Francisco Sousa.

Entre as ações conduzidas nos últimos meses, o gestor destaca o trabalho à frente da comissão que atualizou o Plano de Integridade do IFMA, a alimentação do Portal da Integridade (CGU) e do sistema e-prevenção (TCU), além da divulgação do programa de integridade na instituição.

O reitor do Instituto, professor Carlos Cesar Ferreira, também comenta a importância das ações. “A alta administração entende que deve servir de referência para servidores, colaboradores e público externo, atuando e responsabilizando-se pela promoção da integridade”, destaca.

A Unidade de Gestão da Integridade (UGI) do IFMA está localizada na Reitoria, podendo ser contactada pelo telefone (98) 984133521 (ligação e whatsapp) e pelo e-mail [email protected].