Página Inicial > Notícias > Prêmio Fapema homenageia professora Ana Angélica Macêdo, do IFMA

Prêmio Fapema homenageia professora Ana Angélica Macêdo, do IFMA

Esta edição do prêmio, considerado um dos mais importantes concursos científicos do Maranhão, também presta homenagem às pesquisadoras Luciane Brito (em memória), da UFMA, e Zafira de Almeida, da UEMA
  • publicado 12/07/2021 16h31
  • última modificação 14/07/2021 08h44

A professora Ana Angélica Macêdo, do Campus Imperatriz do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), é uma das pesquisadoras homenageadas na edição 2021 do Prêmio Fapema, um dos mais importantes concursos científicos do Estado. Neste ano, a premiação tem como tema “Mulheres Cientistas do Maranhão” e também presta homenagem às pesquisadoras Luciane Brito (em memória), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e Zafira de Almeida, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

As pesquisadoras foram escolhidas para homenagem por meio da indicação da comunidade científica maranhense. A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) recebeu cerca de 2.600 indicações em formulário público disponibilizado on-line. Uma comissão específica avaliou as indicações e selecionou as três pesquisadoras homenageadas.

A professora Ana Angélica Macêdo não conseguiu esconder a alegria de ter recebido a homenagem, mas ela explica que a felicidade é principalmente por causa da parceria com seus alunos. “Fico muito agradecida por esse reconhecimento, pois este é um reconhecimento da colaboração com meus alunos e meus parceiros pesquisadores. Fico feliz por eles. Eu fico feliz principalmente por eles estarem felizes. São parcerias prazerosas e meu prêmio é estar com eles. Dedico o mérito aos meus bolsistas e aos pesquisadores parceiros, que fazem de mim o melhor que sou. Não costumo me inscrever em prêmios, então foi uma notícia recebida com surpresa, quando soube que estava sendo indicada”, contou.

A pesquisadora também afirmou ser uma honra poder compartilhar a homenagem feita pelo Prêmio Fapema 2021. “Fiquei muito feliz por poder compartilhar essa homenagem com outras duas pesquisadoras. Representamos, juntas, as três principais instituições de ensino e pesquisa do Maranhão”, declarou Ana Angélica Macêdo.

O presidente-diretor da Fapema e professor do IFMA, André Santos, comentou a escolha das homenageadas. “A partir dessas indicações, observamos uma expressiva votação de nomes de pesquisadoras, além disso, hoje mais de 60% dos nossos pesquisadores contemplados com recursos da Fundação são mulheres. Portanto, decidimos homenagear as mulheres cientistas do Maranhão nesta edição”, disse. Ele apontou ainda o papel desenvolvido, durante toda a história, pelas mulheres cientistas, que quebraram paradigmas e presentearam a humanidade com grandes descobertas. “E hoje temos orgulho de dar prosseguimento a isso. Parabenizamos, portanto, todas as mulheres cientistas do estado, em especial, as nossas três homenageadas por seus protagonismos e construção de um legado significativo para a ciência do Maranhão”, destacou.

A cerimônia na qual será divulgado o resultado da premiação ocorrerá no dia 2 de dezembro. O tradicional evento, que não pôde ser realizado em 2020 em decorrência da pandemia de Covid-19, este ano poderá ser realizado em formato híbrido (presencial e on-line). “ Mas, neste ano, com o avanço da vacinação no nosso estado, estamos analisando a possibilidade de realizar a cerimônia no formato híbrido”, analisou a Assessora de Planejamento e Ações Estratégicas da FAPEMA, Kiany Cavalcante.

Inscrição para o Prêmio FAPEMA 2021

O Prêmio Fapema, promovido pelo Governo do Estado, busca incentivar a produção científica, tecnológica e de inovação no Maranhão, por meio do reconhecimento de ações do pesquisador, inventor e jornalista que tiveram e têm atuação de destaque no estado. Esta edição traz nove categorias, com um total de 52 premiados. Para concorrer a uma das categorias, é necessário fazer a inscrição no concurso, regido pelo Edital Prêmio FAPEMA 2021 (nº 15/2021).

Confira aqui todas as regras do edital e inscreva-se / Edital Prêmio FAPEMA 2021 (nº 15/2021)

Será destinado por meio do edital um valor total de R$ 216.000,00, recurso financeiro proveniente do Governo do Estado do Maranhão e definido na programação financeira da Fapema. Além dos valores financeiros, os premiados poderão receber troféu e certificado.

Categorias e valores do Prêmio FAPEMA

–Pesquisador Júnior (estudante e orientador): R$ 2.250,00 (1° lugar); R$ 1.750,00 (2° lugar); e R$ 1.250,00 (3° lugar).

–Jovem Cientista (estudante e orientador): R$ 2.500,00

–Dissertação de Mestrado (estudante e orientador): R$ 3.000,00

–Tese de Doutorado (estudante e orientador): R$ 5.000,00

-Pesquisador Sênior: R$ 10.000,00