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Unidade de Gestão da Integridade (UGI) orienta sobre canais de denúncia e participação

  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 14/07/2021 14h18
  • última modificação 14/07/2021 14h18
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Responsável por coordenar a implementação do programa de integridade do IFMA, a Unidade de Gestão da Integridade (UGI) conta com o apoio de uma rede de setores institucionais que também promovem ações relacionadas à prevenção, detecção, punição e remediação de atos de corrupção e desvios de conduta. A cada uma dessas instâncias, atribuem-se competências que correspondem a determinados processos e funções. Entre essas atribuições, destaca-se o tratamento de denúncias – sob responsabilidade da Ouvidoria Institucional.

O setor é responsável por receber, examinar e encaminhar denúncias, reclamações, elogios, sugestões e solicitações de providências. Para isso, a Ouvidoria disponibiliza os seguintes canais de atendimento:

Esse conjunto de canais facilita a intermediação entre a instituição e a comunidade. Eventuais denúncias são tratadas em conformidade com um fluxo interno e poderão ser objeto de processos conduzidos no âmbito da Comissão de Ética ou da Corregedoria Institucional, por exemplo.

É importante ressaltar que o tratamento de denúncias e a implementação de procedimentos de responsabilidade não são as únicas funções da integridade. O programa também contempla outras dimensões da participação popular no combate à corrupção e desvios de conduta. No rol de atribuições, também constam a promoção da ética e regras de conduta, transparência ativa e acesso à informação, tratamento de conflitos de interesse e nepotismo, além do funcionamento do controle interno e monitoramento das recomendações de auditoria.

De acordo com o plano de integridade, há sete setores que fazem parte das estruturas institucionais que compartilham algumas das competências da gestão da integridade. Além da Unidade de Gestão da Integridade (UGI), também estão envolvidas a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PROPLADI), Comissão de Ética, Ouvidoria Institucional, Assessoria de Comunicação, Auditoria Interna, Corregedoria Institucional e o Comitê de Governança, Integridade, Gestão de Riscos e Controles Internos.

 

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