Página Inicial > Notícias > Cinco Anos de Publicações Editora IFMA: Projeto Sistemático de contadores assíncronos

Série de postagens inicia nesta segunda-feira (19) e vai até o fim do ano, com a apresentação de duas obras da Editora IFMA por semana.
  • publicado 19/07/2021 17h43
  • última modificação 19/07/2021 18h27

A Editora IFMA do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) completa cinco anos de existência e, para comemorar, iniciamos, nesta segunda-feira (19), uma série de postagens, nas redes sociais e em nosso site, sobre as obras já publicadas pela editora. Ao longo desse período, foram 37 publicações de pesquisadores e alunos da instituição. As postagens se estendem até o final de 2021.

O primeiro livro apresentado é “Projeto Sistemático de contadores assíncronos”, de Lucilene Ferreira Mouzinho, Eliúde Trovão Moraes e Priscila Carvalho Fonseca.

Obra 01 – Projeto Sistemático de Contadores Assíncronos

Direcionado a estudantes de cursos técnicos e de graduação na área de eletrônica, o livro “Projeto Sistemático de Contadores Assíncronos”, de autoria das professoras Lucilene Ferreira Mouzinho, Eliúde Trovão Moraes e Priscila Carvalho Fonseca, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus São Luís – Monte Castelo, teve sua 1ª edição publicada em 2017 pela Editoria IFMA e conta com 147 páginas, incluindo bibliografia.

Segundo as autoras, no prefácio da obra, o livro foi escrito com o intuito de fornecer um método geral de projeto de contadores assíncronos com qualquer tipo de flip-flop (JK, SR, T ou D), já que, quando se trata de contadores assíncronos, a maioria das literaturas trata apenas dos contadores por pulsação, que não exigem nenhuma complexidade. Elas destacam ainda que o assunto abordado na obra deve ser trabalhado com alunos/estudantes que já tiveram contato com o projeto de contadores síncronos (por serem mais simples de projetar). No decorrer do livro, são expostos diversos exemplos para possibilitar aos leitores um melhor aprendizado.

Na introdução, apresentam-se os conceitos síncronos e assíncronos: “Um contador é um arranjo de n flip-flops que avança de um estado para outro em resposta a um evento. Um evento pode ser simplesmente um ciclo de um sinal de clock (ou sinal de relógio), de acordo com uma sequência predeterminada; os contadores são utilizados principalmente para contagens diversas, divisão de frequência, medição de frequência e tempo, geração de formas de onda e conversão analógico/ digital”.

“Os contadores podem ser síncronos ou assíncronos. Os contadores síncronos ou contadores paralelos são aqueles nos quais todos os flip-flops são disparados simultaneamente (em paralelo) pelos pulsos do clock de entrada [3]. Como os pulsos de entrada são aplicados em todos os flip-flops, algum modo deve ser usado para controlar quando um flipflop comuta e quando ele permanece inalterado pelo pulso de clock. Isto é conseguido pela utilização das entradas J e K para o flip-flop tipo JK, S e R para o SR, T para o tipo T e D para o flip-flop tipo D”.

“Os contadores assíncronos (assunto do livro) são caracterizados por seus flip-flops funcionarem de maneira assíncrona, não tendo entradas clock em comum. Alguns tipos de contadores assíncronos, como no caso do contador por pulsação (ripple counter – neste tipo de contador assíncrono o clock externo é clock para um determinado flip-flop e a saída deste 14 flip-flop irá ser o clock do próximo flip-flop, e assim por diante) possuem a vantagem (com relação ao caso de contadores síncronos) de usar menor número de componentes para produzir uma determinada contagem. A desvantagem dos contadores assíncronos reside no fato dos problemas causados pela acumulação de atrasos de propagação dos flipflops”.

Confira a obra completa acessando o link.

Assunto(s): Editora IFMA , IFMA , Publicações