Página Inicial > Notícias > Comunidade e campi vão elaborar Plano de Retorno Gradual de Atividades Presenciais

Plano a ser feito por cada campus deve seguir as diretrizes gerais que estão sendo elaboradas pelo IFMA, promover amplo debate interno e observar a realidade de cada localidade.
  • publicado 05/08/2021 16h37
  • última modificação 05/08/2021 16h38

Nesta quinta (05), aconteceu a reunião com os diretores de desenvolvimento educacional dos campi, para apresentação da minuta das diretrizes

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) está elaborando as diretrizes para o Retorno Gradual às Atividades Pedagógicas Presenciais, suspensas com a pandemia de Covid-19. O documento, a ser divulgado na próxima semana, prevê que os campi elaborem, de forma coletiva com a comunidade, o plano para o retorno gradativo e seguro à sala de aula, a ser estruturado em quatro fases, levando em consideração indicadores de saúde para controle da pandemia. As diretrizes devem ser apresentadas no dia 12 de agosto, por meio de uma live a ser transmitida pela TV IFMA no Youtube. As diretrizes orientam que ocorra um amplo debate interno nos campi na etapa de construção dos Planos.

Histórico

No dia 2 deste mês, foi realizada uma reunião com a Câmara de Ensino da Rede de Diretores, para apresentação da minuta das diretrizes. No dia 3, ocorreu a reunião com o Comitê de Crise para o Enfrentamento ao Coronavírus da instituição, para discussão e encaminhamento da proposta ao Grupo Técnico de Trabalho (GTT). Nesta quinta-feira, às 14h, será realizada a reunião com o Comitê Assessor da Gestão do Ensino (CAGEN), formado pelos diretores de desenvolvimento educacional dos campi. O cronograma prevê ainda uma reunião com a Rede de Diretores dos campi do IFMA, no dia 9 de agosto; e outra reunião, no dia 10, para a validação e emissão da portaria pelo Comitê de Crise. O calendário de ações traz ainda a discussão no âmbito dos campi para identificação da fase e construção do Plano com os Comitês Locais; a Comunidade Geral (incluindo pais e estudantes) e o Conselho Diretor (Condir) do campus.

Organização coletiva

Cada campus vai organizar seu plano de forma coletiva, com base nas diretrizes construídas pelo IFMA, que levam em consideração protocolos sanitários, legislações, especificidades estruturais e regionais dos campi e municípios e ainda diretrizes pedagógicas com conceitos bem definidos. “As diretrizes estão sendo organizadas com todo cuidado necessário. O cuidado sanitário e o cuidado pedagógico”, explicou a chefe do Departamento de Ensino Técnico da PRENAE e Presidente do Grupo de Trabalho que elaborou as diretrizes de retorno, Márcia Andréa Santos.
A chefe do Departamento de Ensino Técnico da PRENAE reforça que as diretrizes a serem divulgadas na próxima semana não são um plano de retorno, pois estes devem ser elaborados pelos campi. “Temos 29 campi espalhados no Maranhão em regiões e realidades distintas. Por isso, não podemos fazer um plano igual para todos. Somente os campi são capazes de executar o retorno gradativo e seguro conforme suas especificidades”, explicou Márcia Andréa Santos.

Fases

As diretrizes para elaboração dos planos preveem quatro fases a serem atingidas pelos campi, levando em conta a estrutura das unidades. A definição e transição entre as fases deverá observar parâmetros com base em indicadores de saúde para controle da pandemia do Covid-19.
Na 1ª Fase, as atividades pedagógicas ocorrem de forma 100% online. É a fase que contempla as atividades realizadas atualmente nos campi. Na 2ª Fase, é instaurado o início gradual da retomada presencial, em que as atividades pedagógicas ocorrem de forma prioritariamente online, com autorização de atividades presenciais – como funcionamento de bibliotecas para ponto de estudo, visitas técnicas em espaços externos ao campus, reuniões de e grupos de estudo de alunos, acesso a ponto presencial de internet a alunos, uso de laboratórios, plantões de dúvida com professores e alunos, etc. Na 3ª Fase, ocorre o regime de oferta mista das atividades pedagógicas – não presencial e presencial, com percentuais e alternâncias definidos no campus. Já na 4ª Fase, haverá a retomada completa das atividades pedagógicas presencias.
As diretrizes vão trazer os pré-requisitos para a instauração de cada fase pelos campi. “O campus precisa organizar essa fase, fazer um planejamento inteiro ou por fases. Desse modo, o IFMA busca garantir o retorno gradativo das atividades pedagógicas presenciais, seguindo os protocolos referendados que permitem a volta segura à sala de aula”.
De acordo com Márcia Andréa Santos, uma vez aprovadas as diretrizes gerais, serão realizadas reuniões internas para explicar os pormenores dos planos e definir prazo para os campi apresentarem seus planos. Já os campi deverão realizar encontros com a comunidade, a fim de explicar e estabelecer as linhas de retorno. Além disso, os planos e fases de cada campus ficarão disponíveis em uma página do portal do IFMA na internet, para que a comunidade possa acompanhar o funcionamento de cada unidade de ensino.